A partida diante do São José-PoA, no próximo domingo (22), às 19h, na Montanha dos Vinhedos, marca o retorno do Esportivo à elite do futebol gaúcho. Após o rebaixamento em 2021, o time de Bento Gonçalves, comandado pelo técnico Carlos Moraes, regressa à Primeira Divisão estadual depois de conquistar o título da Divisão de Acesso na última temporada.
Para o Gauchão 2023, o principal objetivo do Esportivo é assegurar a permanência na elite estadual. Sendo assim, destacamos cinco atletas do elenco alviazul — entre reforços e remanescentes — que podem ajudar o clube a atingir a meta estipulada para a temporada.
Rafael Copetti, 31 anos, goleiro
Remanescente da última temporada, é um dos principais nomes do título da Divisão de Acesso. Na campanha, Copetti foi importantíssimo para o Esportivo, sobretudo nos mata-matas da competição, e o torcedor alviazul espera que as ótimas atuações se repitam em 2023.
Titular absoluto, o goleiro é uma das lideranças do grupo e, principalmente, esperança do Esportivo para a permanência da equipe na elite do futebol gaúcho.
Cleyton, 33 anos, zagueiro
É um dos principais reforços do Esportivo para o Campeonato Gaúcho. Contratado do Carlos Renaux-SC, Cleyton é uma das lideranças do grupo alviazul. O jogador tem passagem por vários clubes catarinenses, incluindo Brusque - onde acumula oito temporadas - e Avaí.
Xerifão, Cleyton terá, no Esportivo, sua primeira experiência no futebol gaúcho. No estadual, deve compor a dupla de zaga com Jean Pablo, que chega do futebol paulista.
Cris Magno, 28 anos, meia
Remanescente da temporada 2022, onde conquistou o título da Divisão de Acesso e, consequentemente, a vaga para a elite do futebol gaúcho, Cris Magno foi um dos destaques do Esportivo na competição. Além disso, apresentou um bom desempenho durante a pré-temporada da equipe.
Ainda há a dúvida se o jogador será o camisa 10 do Esportivo no Gauchão, visto que o técnico Carlos Moraes alternou entre ele e Diego Luís durante os testes. Independente se for titular ou não, Cris Magno é um jogador de qualidade e a esperança é de que ele repita as boas atuações que teve na campanha vitoriosa do Alviazul na Divisão de Acesso 2022.
Lailson, 25 anos, meia-atacante
Após passagem em 2021, o jogador retorna ao Esportivo para a disputa do Gauchão. Naquele ano, o meia se destacou pela equipe de Bento Gonçalves na Série D, sob o comando do técnico Rogério Zimmermann. Para 2023, o atleta pode ser um dos destaques no setor ofensivo do time alviazul.
Versátil, Lailson pode atuar tanto no meio quanto no ataque. Na equipe do técnico Carlos Moraes, tende a jogar como atacante. Jogador de velocidade, o atleta tem, como característica principal, a armação de jogadas. Na pré-temporada do Esportivo, Lailson alternou a titularidade com Richard.
Flávio Torres, 36 anos, centroavante
É a principal esperança de gols da equipe. Já teve uma passagem vitoriosa pelo Esportivo em 2020, quando foi peça importante para a conquista do título do Interior Gaúcho. Após boa passagem pelo Floresta-CE nas últimas duas temporadas, Flávio Torres retorna ao time de Bento Gonçalves.
O centroavante fez uma boa pré-temporada com o Esportivo, tendo marcado três gols no último jogo-treino, diante do DS Sport Center, de Caxias do Sul.
No Gauchão, Flávio Torres tende a ser o capitão da equipe, por conta de sua experiência e liderança dentro do grupo.