O Esportivo está de volta à Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho. Rebaixado em 2021, o time de Bento Gonçalves conseguiu o acesso e o título da Série A2. Com isso, garantiu o retorno à elite do futebol Estadual. Assim, como há dois anos, a estreia será diante do São José-Poa, mas dessa vez em Bento Gonçalves, no domingo (22), às 19h.
Em 2021, O Esportivo fez 1 a 0 no São José, com gol do atacante Daniel Cruz. A vitória, do time do técnico Luiz Carlos Winck, garantiu um bom começo. Um ano antes, também começou o Gauchão diante do Zeca, mas fora de casa. O placar foi 1 a 1. Desde 2010, o Tivo disputou o Estadual da Primeira Divisão em cinco oportunidades. Foram duas vitórias (2014 e 2021), duas derrotas (2010 e 2013) e um empate (2020).
Relembre as estreias do Esportivo
2010 - Santa Cruz 3x1 Esportivo - 13/1
Sob forte calor, perto dos 36° graus, o Esportivo foi derrotato por 3 a 1 para o Santa Cruz, em Venâncio Aires. A partida aconteceu no estádio Edmundo Feix, porque o Santa Cruz foi punido por mau comportamento da torcida em jogo contra o Juventude, em 2009. Flávio Guilherme abriu o placar para o time da casa aos 22 minutos. Nove minutos depois, Flaviano empatou.
No segundo tempo, Ademir, do Esportivo, fez pênalti e recebeu o segundo cartão amarelo. Foi expulso. Na cobrança, Cléber Oliveira fez 2 a 1. Aos 21 do segundo tempo, Flávio Guilherme marcou seu segundo gol e definiu o placar. 3 a 1.
2013 - Esportivo 0x2 Grêmio - 20/1
O ano de 2013 marcava o retorno do Esportivo à elite do Gauchão. O time era treinado por Luiz Carlos Winck e foi derrotado por 2 a 0 para o Grêmio, em casa. O Tricolor jogou com uma equipe B, com acréscimo da experiência de Werley e Léo Gago. O Tivo atuou com: Fabiano; Erick, Ediglê, Dirley; Anderson Feijão (Diego); Fábio Oliveira, Mateus, Rafael Bittencourt e Filipe Athirson; Léo (Paulo Josué), Gillian (Jaílton).
2014 - Esportivo 3x2 Pelotas - 18/1
O Esportivo começou o Gauchão 2014 com time inexperiente e uma perda de mando de campo. Por isso, o confronto aconteceu no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis. O Tivo não deu bola para as adversidades e conseguiu vencer, com direito a gol aos 48 do segundo tempo. O time de Bento chegou a abrir 2 a 0, mas sofreu o empate. Ygor duas vezes e Ulisses fizeram os gols do time alviazul.
A equipe então treinada por Émerson Ávila jogou com: Damião; Afonso, Reginaldo (George), Wesley Ladeira (Jean) e Baroni; Vinicius Agenor, Cássio, Clayton e Ygor; Ulisses (Robert).
2020 - São José-PoA 1x1 Esportivo - 21/1
Em 2020, o Esportivo retornava à elite do futebol gaúcho após seis anos. A estreia foi fora de casa com um empate em 1 a 1 contra o São José-PoA. O Tivo saiu na frente, com gol de Gustavo Sapeka, no primeiro tempo, e o empate do Zequinha aconteceu no segundo, com o goleiro Fábio, de pênalti.
O Esportivo treinado por Carlos Moraes teve: Renan, Igor Bosel, Cleiton, Luís Eduardo e Rômulo; Robert, Lucas Hulk, Washington e Juninho Tardelli; Gustavo Sapeka e Marcão (Caprini).
2021 - Esportivo 1x0 São José-PoA - 27/2
Em 2021, ano da última participação do Tivo na elite do Gauchão, a estreia foi com vitória. Em partida bastante equilibrada, em Bento Gonçalves, o Esportivo fez 1 a 0 no São José, com gol do atacante Daniel Cruz, aos 37 minutos do segundo tempo. O goleiro Fábio, do Zequinha, saiu para fechar a finalização, mas abriu espaço para o cruzamento. Dentro da pequena área, Daniel Cruz apareceu e concluiu para o gol.
O time era treinado por Luiz Carlos Winck e começou a partida com: Anderson; Itaqui, Igor da Silva, Mateus Santana e Samuel Balbino; Lucas Hulk (Júnior Alves), Jocinei e Juninho Tardelli (Renan); Daniel Cruz (Emerson), Vinicius Martins (Vini Santos) e Wesley Pacheco (Warlei).