A forma como os pequenos lidam com a comida pode apresentar uma variação durante o período de pandemia. A alteração na rotina de aula e a falta de atividade física impactam o apetite das crianças, explica a nutricionista Jéssica de Deus.
— Por ficar em casa, o gasto energético cai e elas podem acabar comendo menos. Ou a ansiedade aumenta em função da inatividade e as crianças podem ter um aumento significativo da fome e acabam recorrendo a produtos industrializados, que têm baixo grau nutritivo, muito açúcar, sódio entre outros.
A nutricionista clínica Jéssica Elkfury diz que, para botar a alimentação nos eixos, os pais precisam respeitar a mesma rotina de café da manhã, almoço, jantar e lanches do pré-pandemia, e reservar um momento da semana para adiantar as refeições que serão consumidas ao longo dos dias.
— Os pais estão sobrecarregados e podem acabar pedindo telentrega de comida ou cedendo ao consumo de um lanche não muito saudável — afirma Jéssica. — Minha dica é reservar um dia da semana para fazer, por exemplo, uma grande quantidade de arroz integral, feijão, molho com guisado para depois incorporar uma salada fresca — complementa a nutricionista.
Sete dicas
Mão na massa – Chame seu filho para a cozinha. Eles gostam de mexer com as mãos e essa pode ser a oportunidade para conhecerem novos sabores enquanto lavam os ingredientes de uma salada de vegetais ou de frutas.
Camufle os vegetais – Se o pequeno não come determinados itens in natura, prepare torta de legumes com essas verduras. Ao esconder visualmente o ingrediente, as chances de ele ser consumido aumentam.
Frutas – Busque oferecer frutas cortadas como lanchinho de meio da tarde. Mostre a importância de consumir comidas que vêm da terra.
Seja paciente – Assim como adultos não gostam de determinados vegetais, as crianças também não gostam. Para impedir que a seletividade dos pequenos seja muito grande, tenha paciência e tente preparar aquele item das mais diversas maneiras.
Não use guloseimas como prêmio – O consumo delas não está proibido. Inclusive, ele é importante na educação alimentar da criança para que ela entenda limites de quantidade. Além disso, não use o doce como prêmio por todo almoço ou janta ter sido consumido.
Seja o exemplo – Não é coerente fazer uma comida para seu filho enquanto você mesmo não consome nada do que foi posta na mesa. Seja o exemplo positivo do que deve ser feito.
Não brigue – As refeições não devem se tornar um momento de estresse para a criança. Seja paciente e tenha em mente que ela pode levar até oito vezes para começar a gostar de um alimento.
Veja dicas de atividades e brincadeiras que contribuem para o ânimo e para a saúde das crianças. Clique aqui para acessar o conteúdo especial
O que não pode faltar no cardápio
Café da manhã: pão integral torrado com queijo e leite com achocolatado ou vitamina com leite, fruta e aveia batidos.
Almoço/jantar: duas opções de salada (tomate e cenoura), arroz integral, feijão/lentilha, filé de frango. A proteína animal pode ser substituída por carne moída ou peixe. Na salada, você pode optar por itens feitos a vapor ou refogados caso seu filho não goste de itens crus. Como sobremesa, opte por uma laranja: ela ajuda na absorção das vitaminas.
Lanche da tarde: caso a criança não queira repetir o que já foi consumido no café da manhã, corte frutas em pedaços pequenos e acrescente um pote de iogurte.
Uma receita: bolo de cenoura
Ingredientes:
- 2 cenouras médias/ grandes
- 4 ovos
- meia xícara de óleo de coco
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 xícara de farinha de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farinha de farinha de aveia
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
Modo de preparo:
- Coloque no liquidificador o açúcar, os ovos, a cenoura e o óleo de coco e bater.
- Em uma tigela, coloque as farinhas e a mistura do liquidificador.
- Por último coloque o fermento químico.
- Unte uma forma média com óleo de coco .
- Leve ao forno médio pré-aquecido por 30 ou 40 minutos.
Preparo da cobertura:
- 1 barra de chocolate 70% cacau (100g)
- 100 ml de leite
- 2 colheres de sopa de pasta de amendoim
- 1 colher de chá de óleo de coco
Modo de preparo:
- Em uma tigela de vidro, coloque o chocolate quebrado e leve ao micro-ondas por 30 segundos.
- Mexa bem e acrescente os outros ingredientes, misture bastante e leve ao micro-ondas por mais 30 segundos. Mexa novamente e leve ao micro-ondas por mais 30 segundos, repita esse processo até chegar na consistência desejada.
- Uma dica: repare a calda depois de retirar o bolo do forno.