Pouco mais de três meses depois de captar US$ 150 milhões (hoje, R$ 852 milhões) com uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Nasdaq, em Nova York, a gaúcha Zenvia fez a primeira aquisição financiada por esses recursos.
Comprou a SenseData, startup fundada em 2016 que se tornou referência no Brasil em customer success management, ou gerenciamento do sucesso do cliente, por um valor não revelado.
Criada em Porto Alegre em 2003, "com uma mesa e dois computadores", como gosta de contar seu fundador, Cassio Bobsin, a Zenvia foi a primeira empresa latino-americana de SaaS (software as a service, modelo em que o fornecedor dos programas responde por toda a estrutura necessária ao uso, e o cliente o utiliza via internet, pagando um valor pelo serviço) a abrir capital na Nasdaq.
Embora seja a primeira compra de empresa da Zenvia depois do IPO e a terceira em pouco mais de um ano, já é a nova aquisição da história da empresa. Em julho de 2020, a companhia incorporou a Sirena, startup argentina focada em soluções de comunicação para times de vendas por WhatsApp. Um ano depois, adquiriu a D1, provedora de SaaS para orquestração de jornadas digitais.
Como tem sido prática da Zenvia em suas aquisições, Mateus Pestana, CEO da SenseData, segue à frente da empresa com os seus times. A aquisição deve ser concluída em 2023. Juntas, as empresas passarão a somar mais de R$ 500 milhões em receita anual, mais de 10 mil clientes e 920 colaboradores.
Segundo Bobsin, a nova aquisição representa o fortalecimento do propósito da Zenvia, que é empoderar as empresas para que criem experiências únicas de comunicação para seus clientes. A expectativa é alavancar o uso de insights e dados acionáveis para melhorar a gestão da jornada dos clientes e a comunicação das empresas, dando mais um passo rumo a à estratégia de liderar o ecossistema de experiência do consumidor na América Latina.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo