Uma promissora startup nascida em Porto Alegre mudou sua sede para São Paulo, em plena pandemia. A Zenvia, que tem plano de se tornar a maior empresa da América Latina no segmento de plataforma de comunicação, atribui a decisão a seu "processo de evolução" como companhia.
O negócio da empresa é fornecer soluções para as empresas se comunicarem com seus clientes, por chat, SMS, WhatsApp ou outras formas de contato, usando inteligência artificial. Obviamente, a demanda explodiu em 2020.
Só neste ano, a Zenvia aumentou em mais de 50% o total de colaboradores, alcançando 500 pessoas. Também comprou a startup argentina Sirena e internacionalizou a operação com a chegada ao México.
A nova sede fica na Avenida Paulista, perto do Metrô Consolação, local escolhido por sua relevância e facilidade de acesso, além de ser um importante eixo viário da capital paulista e abrigar a infraestrutura esperada para a ampliação das atividades. Para a Zenvia, é um espaço de conexão, que é a palavra-chave para o atual momento da empresa. O novo endereço passa a ser "oficial" em 1º de janeiro.
A coluna quis saber se isso quer dizer que Porto Alegre não tem ambiente de inovação adequado para uma empresa crescer. A resposta foi "não, pelo contrário. A prova seria o fato de a empresa ter nascido na capital gaúcha com "uma mesa, duas cadeiras e dois computadores" e apenas duas apessoas. Hoje, tem 500 funcionários em oito países das Américas e da Europa.
E como a Zenvia acabou sendo conhecida como a "empresa do tobogã", porque havia um instalado na sede de Porto Alegre, a coluna quis saber como fica o equipamento. Ficou querendo. A resposta foi "não podemos contar para não estragar a surpresa".
Leia mais na coluna de Marta Sfredo