O técnico Fábio Matias não contará com o zagueiro Rodrigo Sam na pré-temporada e nem para os jogos da primeira fase do Gauchão. O atleta passou por uma cirurgia, no último domingo, para tratar de uma lesão no púbis.
A recuperação pode levar até três meses. Assim, o atleta deve ficar à disposição para os jogos somente no mês de março, mas o tempo pode ser menor. A expectativa é que a redução das dores ocorra ao longo do período, mas processo ser mais rápido dependendo de como o corpo irá reagir ao tratamento.
Sam virou desfalque do time nas últimas rodadas do Brasileirão. O defensor atuou pela última vez na vitória, de virada, sobre o Bahia, no dia 9 de novembro. Depois, ele não entrou mais em campo.
O Juventude chegou a fazer um tratamento conservador, que foi conduzido pelo departamento médico para o atleta poder se reabilitar. Contudo, as dores eram fortes.
Sam chegou ao Estádio Alfredo Jaconi no começo do ano, porém foi mais utilizado no fim da temporada, quando assumiu a titularidade da zaga ao lado de Danilo Boza. O atleta tem 27 jogos pelo alviverde neste ano com três gols e uma assistência.