Em meio à pandemia, a Café do Mercado, de Porto Alegre, foi mais uma empresa que ampliou sua atuação fora do país. Neste ano, está sentindo o sabor da estratégia: aumentou cerca de 400% suas exportações de café torrado em relação a igual período de 2020, para Portugal, Chile e, principalmente, o vizinho Uruguai.
Em valor, a venda ao Exterior chega à casa de R$ 200 mil, o que o diretor comercial da empresa, Felipe Althaus, admite ser ainda baixo, "mas bastante significativo em termos de crescimento anual".
Para lembrar, crescer 400% significa multiplicar por cinco o dado anterior, afinal um aumento de 100% representa duplicar um número. Conforme Althaus, a exportação de café torrado é um enorme desafio que "só marcas muito fortes, com algum apelo importante", conseguem:
– Temos dois diferenciais. O food service, que atende cafeterias, padarias e restaurantes, é nosso know how, pois estamos nesse segmento há quase 25 anos. No varejo, nosso principal objetivo é vender o Brasil como um todo, por meio de suas regiões produtoras. Estamos exportando para vender o Brasil e suas origens, não apenas café.
Há quase 25 anos buscando educar os consumidores para apreciar café fresco de torra clara, moído no dia da entrega, a Café do Mercado chega a esses três países com produtos especiais de origem. Atualmente, a empresa tem distribuidoras nesses destinos, mas planeja ampliar seu alcance com lançamento de novos produtos de forma simultânea no Brasil, no Chile, em Portugal e no Uruguai.
Althaus detalha que os gaúchos que visitarem o Uruguai vão encontrar Café do Mercado em Montevidéu, Colônia do Sacramento, Punta del Este e Canelones, além de cafeterias conhecidas no país.
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