Batizada com o nome do município em que nasceu, a Bom Princípio Alimentos acelerou o passo para entrar no mercado internacional nessa fase de preços em alta.
A fabricante, que hoje concentra produção em Tupandi., quer exportar geleias, cremes de avelã, doce de leite e doces em calda, entre outros produtos.
Para poder oferecer seus produtos a clientes de fora do Brasil, a empresa precisou certificar toda a sua produção para obter o selo de gestão de segurança de aliment0s de "alto nível", conhecido pela sigla FSSC 2200.
Agora devidamente certificada, planeja começar os embarques ainda neste ano. E o plano já nasce ambicioso: a Bom Princípio pretende que, em até 36 meses, o mercado exterior represente 15% de seu faturamento da empresa. Segundo Alexandre Ledur, presidente e fundador da marca, o plano de exportação começou a ser traçado há dois anos.
Por meio do Programa de Qualificação para Exportação, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), começou a se estruturar para alcançar o mercado internacional. Entre outras ações, contratou uma professora de inglês para auxiliar os funcionários com o idioma. O esforço antecipado valeu a pena: se conseguir fechar contratos ainda neste ano, a empresa vai se beneficiar dos preços em alta no mercado global.
— Era um desejo há bastante tempo, mas entendemos que era preciso construir uma base sólida e isso incluía a certificação. Trabalhamos com uma equipe especializada que nos dá suporte — detalha Ledur.
Inicialmente, a empresa pretende inserir no mercado internacional pelos menos 50 produtos, como a linha avelã zero açúcar, doces e coberturas. As negociações com Uruguai, Paraguai e Bolívia estão avançando. Também há prospecção de clientes na República Dominicana e na Noruega.
* Colaborou Camila Silva