O Inter chega a Minas Gerais em busca de novos horizontes na temporada. As derrotas em sequência para São Paulo e Athletico-PR, somadas ao empate em casa com o Nacional, pela Libertadores, carregaram o ambiente colorado de tensão. Em busca de soluções imediatas, um problema na preparação física foi diagnosticado, e o profissional que ocupava o cargo foi dispensado.
Por outro lado, há convicção de que o trabalho de Mano Menezes ainda poderá gerar frutos até o final do ano. Portanto, o treinador segue bem cotado entre a diretoria. Ela entende que o desempenho do ano passado poderá ser retomado.
Longe do Beira-Rio, afastado de cobranças e vaias da torcida, como aconteceu na derrota para o Furacão, o Colorado fará, a partir deste sábado (13), quatro jogos seguidos fora de casa e com caráter decisivo. Dois deles em Belo Horizonte. Diante do Atlético-MG, às 21h, a possibilidade de reagir no Brasileirão. Na quarta, pela Copa do Brasil, contra um abalado América-MG, o desafio de superar o histórico negativo na competição diante de times sem grife.
No próximo final de semana, ainda há o clássico Gre-Nal pelo Brasileirão, na Arena. Quatro dias depois, um jogo crucial para a classificação à próxima fase da Libertadores, na Venezuela, diante do Metropolitanos.
— Será uma sequência dura. Mas com este ambiente pesado, jogar fora de casa pode ser um alento para a equipe voltar a vencer — projetou Mano Menezes.
Um dos dilemas do treinador é como dosar a energia dos seus principais jogadores e, ao mesmo tempo, dar sequência para a formação titular. Mano não indicou se o duelo de mata-mata da Copa do Brasil poderá ser priorizado. Porém, o fato de o Inter cansar no segundo tempo das partidas chegou até a ser citado por Paulo Turra, técnico do Athletico-PR, como uma estratégia para vencer a partida.
Diante do Galo, Mano optou por preservar Alan Patrick e Renê, enquanto Johnny e Campanharo seguem fora. Por outro lado, ele contará com os retornos de Mercado, Mauricio e Alemão. A comissão técnica colorada entende que a capacidade física dos jogadores está totalmente atrelada ao desempenho defensivo, que tem oferecido espaços aos adversários. Nos últimos três jogos, por exemplo, o time sofreu seis gols.
Embora sejam dois jogos em Belo Horizonte, o Inter não ficará na capital mineira no intervalo entre uma partida e outra. O clube entende que em Minas Gerais não terá a mesma condição para treinamentos e recuperação física dos atletas. Com o acordo fechado com a empresa Sideral para o fretamento de voos, o desgaste será reduzido, mesmo com as idas e vindas.
Próximos jogos do Inter
- 13/5 (Brasileirão) — Atlético-MG x Inter — Mineirão
- 17/5 (Copa do Brasil) — América-MG x Inter — Arena Independência
- 21/5 (Brasileirão) — Grêmio x Inter — Arena
- 25/5 (Libertadores) — Metropolitanos x Inter — Olimpico de la UCV