O primeiro adversário de João Fonseca no Australian Open será o russo Andrey Rublev, 27 anos. O atual nono colocado do ranking mundial é conhecido pelo seu talento, mas também ganhou fama pelo comportamento explosivo dentro de quadra.
Com 16 títulos conquistados, Rublev viveu o melhor momento da carreira em 2021, quando chegou ao top 5 do ranking. Apesar disso, nunca conseguiu passar das quartas de final de um Grand Slam.
O russo se destaca fisicamente. Contudo, o psicológico de Rublev é um ponto que costuma derrubá-lo ao longo dos jogos. Ele já quebrou diversas raquetes, das mais diferentes formas possíveis.
Antes do Australian Open, a última competição do russo foi o Aberto de Hong Kong, no qual ele era o primeiro cabeça de chave, mas foi eliminado na primeira rodada. Rublev teve um confronto recente contra um brasileiro no US Open. Em agosto de 2024, ele venceu Thiago Wild por 3 sets a 0.
O confronto entre Fonseca e Rublev ainda não tem horário definido, mas está marcado para o sábado (11).
Australian Open
Disputado desde 1905, o Australian Open já teve diferentes nomes e sedes. O torneio costuma abrir a temporada de tênis, como o primeiro Grand Slam do ano.
A maior campeã da competição é a australiana Margaret Court, com 11 títulos. Entre os homens, Novak Djokovic lidera a lista, com 10 títulos.
Os atuais líderes do ranking mundial, vencedores do ano passado são a bielorrussa Aryna Sabalenka e o italiano Jannik Sinner.
Sorteio do Australian Open
O país terá três representantes na chave masculina: além de Fonseca, Thiago Monteiro e Thiago Wild também estarão na disputa, além de Bia Haddad no feminino. Confira os confrontos:
- João Fonseca x Andrey Rublev
- Bia Haddad x Julia Riera
- Thiago Monteiro x Kei Nishikori
- Thiago Wild x Fabian Maroszan