Com estilo de jogo agressivo e ousado, João Fonseca vem caminhando para deixar o status de promessa do tênis brasileiro para trás e se tornar uma realidade na modalidade. Aos 18 anos, o tenista do Rio de Janeiro já vem chamando atenção no circuito profissional, após se destacar em 2023 com o título do US Open Juvenil e a liderança do ranking na categoria.
Neste ano, a primeira vitória como profissional em um campeonato da ATP, justamente em casa, no Rio Open. Ele também se tornou o primeiro tenista nascido em 2006 a chegar às quartas de final de um ATP 500.
Nesta quinta-feira (14), mais um feito para Fonseca. Ele venceu o espanhol Martin Landaluce por 2 sets a 1 e se classificou à semifinal do Challenger de Lyon, na França.
Ele vai em busca do seu segundo título de Challanger na carreira. Em agosto, Fonseca venceu o torneio disputado em Lexington, nos Estados Unidos, que foi seu primeiro título como profissional. Depois disso, o brasileiro estreou na Copa Davis e venceu duas das três partidas que disputou.
Grandes nomes do tênis, como Novak Djokovic e Carlos Alcaraz já o elogiaram publicamente. Roger Federer, que é o seu maior ídolo, já o parabenizou pela conquista do US Open Juvenil. Além disso, especialistas apontam João Fonseca como um talento natural. Atualmente, o brasileiro é o 149 do ranking da ATP.