O argentino Eduardo Coudet é o novo técnico do Inter. Após dois meses desde que os dirigentes colorados foram até Buenos Aires para negociar com o treinador, o clube comunicou de forma oficial, nesta segunda-feira (16), o seu comandante para 2020. O anúncio foi feito via perfil do Inter no Twitter, às 11h40min, de forma enigmática. O post apresenta um vídeo com uma manta — marca registrada do treinador —, além da bandeira argentina para representar a nacionalidade do seu novo comandante da equipe.
Logo depois, o Inter publicou uma nota oficial para confirmar o acerto até dezembro de 2021 — um contrato de duas temporadas.
"O Sport Club Internacional comunica que Eduardo Coudet assume o comando técnico da equipe até o final de 2021. O treinador chega a Porto Alegre na próxima quarta-feira (18/12) para assinar contrato com o clube. O último trabalho de Coudet foi no Racing, onde sagrou-se campeão argentino da temporada 2018/2019 e conquistou o título do Troféu dos Campões no último sábado (14), derrotando o Tigre na final", diz a nota colorada.
Coudet tinha contrato com o Racing até junho de 2020, mas acabou por acertar sua ida para o Inter, que ofereceu um contrato com salário que é quase o dobro do que ele ganhava na Argentina.
Eduardo Germán Coudet, natural de Buenos Aires, tem 45 anos e uma curta carreira como treinador. Seu primeiro trabalho como técnico foi no Rosario Central, onde chegou em 2015. Em Rosario, ele montou o time que foi até as quartas de final da Libertadores de 2016 — deixando o Grêmio pelo caminho — e foi vice-campeão da Copa Argentina em duas oportunidades, em 2015 e 2016.
O novo treinador do Inter teve sua primeira experiência fora da Argentina em 2017, quando comandou o Tijuana. No entanto, não conseguiu ter sucesso no México. No começo de 2018, Eduardo Coudet voltou ao seu país para comandar o Racing. Em Avellaneda, conquistou seu primeiro título, a Superliga Argentina 2018/2019.
Como jogador
Coudet é um velho conhecido do capitão colorado, D'Alessandro. Eles atuaram juntos no River Plate entre 2000 e 2003. Nesta época, o novo técnico colorado batizou como "La Boba", o drible característico de D'Ale.
Além do River, Coudet defendeu Rosario Central, San Lorenzo, Colón e Platense no seu país. Ele ainda teve passagens pelo futebol de Espanha, México e EUA, onde encerrou a carreira, em 2011, vestindo a camisa do Fort Lauderdale Strikers.
Estilo de jogo
Eduardo Coudet é um treinador adepto de um futebol ofensivo. O técnico, porém, não monta times que valorizam muito a posse de bola. Ele prefere um futebol direto e de muita intensidade na chegada ao gol adversário. Seu esquema preferido é o 4-1-3-2.
Relembre os momentos da negociação
Queda de Odair Hellmannn
Um dia depois da derrota de 1 a 0 para o CSA, pelo Brasileirão, o Inter anunciou a saída de Odair Hellmann. O treinador deixou o Colorado após 23 meses, quando comandou a equipe em 116 jogos.
Colbachini assume de forma interina
Sem prazo para contratar um novo treinador, a direção anunciou o técnico do Inter B, Ricardo Colbachini, como interino para comandar contra o Santos, pelo Brasileirão.
Viagem à Argentina
No domingo (13), o vice de futebol Roberto Melo e o gerente de mercado Deive Bandeira viajaram à Argentina para negociar com o novo treinador. Eduardo Coudet era o principal alvo dos dirigentes, que tinham outros nomes como alternativas.
Rodrigo Caetano se junta à comitiva
Com o avanço das tratativas com Eduardo Coudet, o executivo de futebol colorado, Rodrigo Caetano, se juntou à comitiva do clube na capital argentina para acertar os últimos detalhes da negociação.
Acordo ficou para 2020
Depois da investida colorada, não se havia confirmação sobre acerto ou negativa de Coudet. Foi o próprio quem tratou de jogar um balde de água fria no torcedor, ao descartar sair do Racing naquele momento.
Zé Ricardo
Após três jogos sob o comando do interino Colbachini, a direção do Inter anunciou a contratação de Zé Ricardo. O treinador chegou com contrato até o final do ano para comandar a equipe nas últimas 11 rodadas do Brasileirão e a missão de levar o clube para a Libertadores de 2020 — o que foi cumprido.
Racing em busca de técnico
Enquanto a direção do Inter ainda negava publicamente o acerto com Eduardo Coudet, a imprensa argentina já informava a procura do Racing por um novo treinador. O clube saiu ao mercado em busca do substituto de Coudet poucos dias após a ida dos dirigentes do Inter a Buenos Aires.