O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, chega à reta final do Gauchão com um time-base definido, mas com pelo menos cinco posições em disputa para o início do Brasileirão e da Libertadores. Neste cenário, a fase decisiva do Estadual deve funcionar, na prática, como uma espécie de "vestibular" para diversos atletas em todos os setores da equipe.
Conforme indicado pelo treinador nos 13 jogos disputados na temporada até agora, os únicos titulares absolutos da equipe tricolor são o lateral-direito João Pedro, o zagueiro Kannemann, o volante Villasanti e os atacantes Pavon, Diego Costa e Soteldo.
Como está a situação de cada setor no time do Grêmio:
Gol: disputa entre Caíque e Marchesín
Titular até sofrer uma lesão muscular, Marchesín sofreu contestações devido a falhas em alguns jogos do Gauchão. Para as semifinais e uma eventual final, Renato deve manter Caíque, em virtude do seu melhor momento técnico e habilidade em defender pênaltis, mas planeja reconduzir o argentino ao gol na Libertadores e no Brasileirão. Entretanto, a ideia pode mudar defendendo da performance do ex-goleiro do Ypiranga na reta final do Estadual.
Zaga: incerteza sobre Geromel
Em um mundo ideal, Pedro Geromel seria titular absoluto ao lado de Kannemann. Na vida real, contudo, o zagueiro de 38 anos não tem condições físicas para atuar em todos os jogos da temporada. Por isso, a ideia do clube é contratar um reforço de nível de titularidade para a posição. Até lá, porém, Renato deve promover um rodízio. Hoje, depois dos dois ídolos, Rodrigo Ely é o primeiro da hierarquia na zaga.
Laterais: Reinaldo ou Mayk
No flanco direito, João Pedro parece ter desbancado de vez Fabio. No lado esquerdo, porém, a posição ainda não tem dono. Titular até sofrer uma lesão, Reinaldo não tem uma data exata para retornar aos gramados. Ainda assim, existe a possibilidade de o seu substituto, Mayk, permanecer na equipe por ter vocação defensiva e contribuir mais com a marcação. Além disso, outro jogador pode ser contratado para a posição.
Meio-campo: Du Queiroz pede espaço
Um dos reforços contratados para a temporada, Du Queiroz é um dos reservas mais assíduos de Renato Portaluppi e se credencia para ganhar uma vaga na equipe titular. Caso o treinador opte por uma formação mais defensiva, o volante pode entrar na vaga de Cristaldo, compondo um trio de marcadores com Villasanti e Pepê. Porém, mesmo em uma formação com apenas dois volantes, o ex-atleta do Zenit pode ganhar a posição de Pepê, que não vem no seu melhor momento técnico.
Ataque: onde jogará Soteldo?
Afastado por lesão muscular, Soteldo é preparado para as finais do Gauchão. Titular absoluto, o venezuelano tem retorno garantido à equipe titular. A dúvida, porém, é em qual posição. O natural seria o atacante entrar na ponta esquerda, na vaga de Gustavo Nunes. Contudo, Renato também avalia escalar o ex-atleta do Santos como meia-atacante centralizado, na vaga de Cristaldo. Já Pavon e Diego Costa têm lugar garantido no setor ofensivo.