O técnico Renato Portaluppi avalia manter Caíque no gol do Grêmio na fase final do Gauchão, mesmo que o titular Marchesín já esteja recuperado de lesão. O principal motivo é o bom histórico do ex-goleiro do Ypiranga em defesas de pênaltis, uma vez que as semifinais e uma eventual final podem ser definidas nas penalidades.
Conforme apurado por GZH, a alteração cogitada pelo treinador seria específica para os jogos decisivos do Estadual. Para a Libertadores e o Brasileirão, o planejamento é de que o argentino retome a titularidade, especialmente devido à maior experiência internacional.
Renato conheceu de perto essa habilidade de Caíque na semifinal do Gauchão 2023, quando o atleta ainda defendia o Ypiranga. No jogo de ida, em Erechim, o goleiro defendeu um pênalti de Luis Suárez. Já na partida da volta, na Arena, em função do empate por 3 a 3 no placar agregado, a disputa foi para as penalidades. Apesar da vitória tricolor, os atletas gremistas relataram imensa dificuldade em tirar a bola do alcance do goleiro de 1m98cm de altura, em função de sua grande envergadura. Tanto que Reinaldo e Diego Souza acabaram chutando na trave.
Caíque desenvolveu este ponto forte sobretudo no futebol dos Estados Unidos, onde atuou na temporada 2022, defendendo as cores do Rochester New York, clube da MLS Next Pro, uma espécie de terceira divisão norte-americana, filiada à Major League Soccer. Como as competições locais eram no sistema de play-off, o goleiro participou de sete disputas por pênaltis naquela temporada, contribuindo para que o Rochester New York fosse o vencedor em cinco confrontos. No total, o goleiro defendeu sete penalidades naquele ano.
Em um primeiro momento, a possível titularidade de Caíque seria válida apenas para a reta final do Gauchão. Ainda que as disputas por pênaltis sejam possíveis apenas nos segundos jogos decisivos da semifinal e de uma eventual final, a ideia seria dar ritmo ao goleiro já nas partidas de ida. A questão, contudo, ainda não foi 100% definida, e uma decisão será tomada por Renato nos treinamentos de quinta (14) e sexta (15), que antecedem a viagem para Caxias do Sul.
Contudo, Marchesín segue nos planos de Renato Portaluppi. Uma das principais contratações feitas para a temporada 2024, o argentino conta com a confiança da comissão técnica e é preparado para ser o titular no Brasileirão e, sobretudo, na Libertadores, especialmente por conta da sua experiência internacional. Em 2013, atuando pelo Lanús, o atleta foi titular no título da Copa Sul-Americana.