Destaque do Grêmio na temporada, o atacante Gustavo Nunes terá a partir de agora mais liberdade para atacar pela ponta esquerda e avançar à linha de fundo. A partir da entrada de Mayk na lateral, o técnico Renato Portaluppi fez um ajuste tático na equipe que possibilita ao garoto de 18 anos ter menos obrigações defensivas.
A mudança se deve ao fato de Mayk ser um lateral mais marcador que o titular da função, Reinaldo, afastado dos gramados devido a uma lesão ligamentar no joelho direito. Desta forma, o ex-defensor do Guarani fica mais próximo da defesa e, por vezes, ajuda os volantes na marcação, permitindo que Gustavo Nunes ataque mais.
— Um pouco é pela minha característica. Tenho um perfil mais defensivo, não de agora. E o Renato me orientou a jogar mais por dentro para deixar o Gustavinho mais aberto, já que o um para um dele é muito bom — disse Mayk.
O primeiro jogo com o novo posicionamento foi a vitória por 2 a 0 sobre o Brasil de Pelotas, no último domingo (10), pelas quartas de final do Gauchão. E já foi possível perceber uma postura mais arrojada de Gustavo Nunes. Segundo dados do site de estatísticas Footstats, o atacante tem no Gauchão uma média de 1,67 drible a cada 90 minutos em campo. Só contra o Xavante, o garoto driblou quatro vezes.
Já a Mayk, por sua vez, vem sendo elogiado internamente não só pela sua eficiência na marcação, mas também por estar evoluindo na parte ofensiva. Apesar de não ser tão apoiador quanto Reinaldo, o ex-lateral do Guarani deu, por exemplo uma assistência para o belo gol de Cristaldo, que abriu o placar contra o Brasil de Pelotas.
— Em alguns clubes que eu passei, me pediam para ficar mais na defesa. Prefiro ficar ali, mas também gosto de ajudar na parte ofensiva. Graças a Deus ajudei com uma assistência e acreditamos que vamos desempenhar isso cada vez mais — completou.
Como Reinaldo teve uma lesão em dois ligamentos do joelho direito e não há uma data exata para seu retorno, Mayk ganhará uma sequência no time titular pelo menos na reta final do Gauchão e no início do Brasileirão e da Copa Libertadores.