O Grêmio escapou de um problema grave para o início das semifinais do Gauchão. Depois do susto com Mayk, que pediu substituição no fim do jogo contra o Brasil-Pel, a comissão técnica recebeu a confirmação de que o jogador não sofreu lesão após a realização de exames. Uma notícia importante para um grupo que já não contará com Reinaldo, com lesão ligamentar no joelho, e que ainda espera pela recuperação completa de Cuiabano (problema muscular na coxa) para as partidas contra o Caxias.
Renato Portaluppi terá a chance de dar sequência a Mayk como titular. O lateral de 24 anos veio do Guarani para ser uma alternativa tática ao time. Contratado com a expectativa de servir como uma opção mais defensiva do que Reinaldo e Cuiabano, o jogador começará as semifinais do Gauchão como peça importante para a equipe.
Umberto Louzer, que trabalhou com o lateral no Guarani em 2023 e no início do Paulistão de 2024, viu de perto o crescimento de Mayk nos últimos meses. Segundo o técnico, atualmente na Chapecoense, o lateral pode agregar ao Grêmio como defensor e também como uma presença ofensiva.
— É um atleta com bom nível de força. Um jogador com potencial de evolução muito interessante. Cresceu muito bem comigo, teve outras equipes além do Grêmio que vieram atrás dele. Defende bem, mesmo com ajustes a ser feito. E pela sua força, chega bem no campo de ataque. Mescla bem as características ofensivas e defensivas. Trabalhamos muito estas questões táticas com ele. Intenso nos treinos e disposto a aprender — disse.
Narrador do Grupo Globo e na equipe de transmissão da vitória do Grêmio sobre o Brasil-Pel, Jader Rocha entende que Mayk demonstrou potencial de crescimento nas oportunidades recebidas.
— É um jogador que pode evoluir. Tem potencial para isso. Ainda está se adaptando ao clube, ao time, ao estilo de jogo do Renato. Tem personalidade. Vai bem no apoio. Pode melhorar na questão defensiva. Vai precisar da sequência e enfrentar jogos com maior exigência – afirmou.
Representante da torcida gremista nas jornadas da Rádio Gaúcha e em GZH, Queki aponta que Mayk mostrou futebol para seguir recebendo oportunidades no futuro depois de atuações seguras na Recopa Gaúcha e contra o Brasil-Pel.
— Achei ele bem defensivamente pelo que vi do jogo deste domingo. Não foi tão exigido, mas fez bem o feijão com arroz. Deu a assistência para o Cristaldo. Torço para que ele cumpra a expectativa. É o famoso "o que tem para a janta" — projetou.
Mas, apesar da boa impressão, a expectativa na comissão técnica é de que Mayk terá competição em breve pela titularidade. As competições em março no Brasil estarão paralisadas entre 18 e 26 de março por conta da data Fifa.
Um prazo maior para que Cuiabano cumpra um regime particular de treinos para ser novamente relacionado na equipe principal. Após duas lesões musculares nos primeiros meses de 2024, o ex-jogador da base gremista terá de participar de um período de duas semanas de treinamentos com o restante dos companheiros para ser liberado de vez.