Uma conversa com o técnico Renato Portaluppi mudou o status do meia Cristaldo no time do Grêmio. Após ser orientado pelo treinador a atuar mais próximo do gol adversário, o argentino dobrou o número de finalizações e se consolidou de vez como titular da equipe. O atleta marcou um golaço e foi o grande destaque da vitória por 1 a 0 sobre o Brasil-Pel, neste domingo (10), atuando por 90 minutos pela primeira vez na temporada.
Até então, o camisa 10 tricolor vinha sendo sistematicamente substituído por Du Queiroz, alteração que era inclusive cogitada por Renato em caráter definitivo. Contudo, antes de barrá-lo, o técnico pediu que o argentino chutasse mais a gol e adotasse uma postura mais arrojada nos jogos. Após a conversa, o meio-campista teve a sua melhor atuação no ano.
— Por incrível que pareça, essa semana eu treinei o que ele fez no jogo. É dessa forma que eu quero ele. O meia deixa o companheiro na cara do gol, abre o adversário e pisa na área, e é isso que eu peço para ele. Eu converso bastante com ele. Corrigi algumas coisas. Procuro dar conselhos. Ele chuta bem. Tem de se aproximar mais do atacante e fazer o time jogar — declarou o treinador.
Antes da orientação, conforme dados do site de estatísticas Footstats, Cristaldo tinha um índice de 13 finalizações em nove jogos, o que dá uma média de 1,44 conclusões a gol por jogo. Considerando a minutagem do argentino no Estadual, o atleta tinha uma média de 2,37 finalizações a cada 90 minutos em campo.
Contra o Brasil-Pel, além de ter atuado o jogo inteiro pela primeira vez no ano, o camisa 10 chutou quatro vezes a gol, praticamente o dobro do que nas partidas anteriores. O melhor arremate, contudo, foi o do primeiro gol, considerado por muitos um dos mais belos do Gauchão até agora.
A boa atuação "esfria" por ora a hipótese de Cristaldo deixar a equipe. Mais do que isso, o meia é um dos trunfos do Tricolor para superar o Caxias, na semifinal.