Pela primeira vez em 2024, Cristaldo jogou uma partida inteira pelo Grêmio. Na vitória contra o Brasil de Pelotas, por 2 a 0, neste domingo (10), o meia foi destaque ao marcar um belo gol de fora da área. A atuação foi elogiada pelo técnico Renato Portaluppi.
— Por incrível que pareça, essa semana eu treinei o que ele fez no jogo. É dessa forma que eu quero ele. O meia deixa o companheiro na cara do gol, abre o adversário e pisa na área. Isso que eu peço para ele. Hoje (domingo) ele foi fundamental. Tem de se aproximar mais do atacante e fazer o time jogar — destacou.
O treinador gremista voltou a falar do apoio que tem dado ao jogador que foi buscado no Huracán:
— Eu converso bastante com ele. Mostro jogadas de alguns meias. Ele tem capacidade. O meia, normalmente, faz o time jogar. Eu corrigi algumas coisas. Procuro dar conselhos.
Na atual temporada, Cristaldo foi a campo em 10 partidas, com três gols e uma assistência. Para Renato, a figura do meia armador é primordial para o sistema ofensivo do Tricolor.
— O objetivo é ter o meia, para que ele possa passar e lançar para os nossos jogadores de velocidade. Foi difícil furar o bloqueio (do Brasil de Pelotas). Se defender é mais fácil do que atacar. Nós enfrentamos uma equipe que tem a segunda melhor defesa do campeonato — pontuou Renato.