O Inter Miami anunciou nesta sexta (22) a contratação do ex-centroavante gremista Luis Suárez. Prestes a completar 38 anos, o atacante acertou com o clube norte-americano por uma temporada, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano.
Segundo o site uruguaio Ovación, Suárez receberá quatro vezes menos do que o salário no Grêmio, o qual era pago em boa parte por patrocinadores. O uruguaio não ocupará vaga de Designated Player, definida como a do jogador que pode receber acima do teto salarial. No Inter Miami, Suárez reencontrará Messi, seu amigo desde a passagem pelo Barcelona, além de Busquets e Jordi Alba, também ex-companheiros.
Suárez chegou ao Grêmio em janeiro de 2023 e ficou até dezembro. Inicialmente, seu contrato com o Tricolor era de duas temporadas. Porém, em julho, Grêmio e o camisa 9 fizeram um acordo e anteciparam o fim do contrato para dezembro de 2023. Essa foi a solução encontrada para colocar um ponto final na indefinição sobre o futuro de Suárez, que Renato chegou a apelidar de "novela mexicana", e garantir a permanência do camisa 9 até o final da temporada.
Suárez deixou o Grêmio com 29 gols e 17 assistências em 54 jogos, maior número de partidas na mesma temporada que teve na carreira. No Brasileirão, Suárez foi vice-artilheiro, com 17 gols. O uruguaio foi eleito melhor jogador da competição.
O Inter Miami será o oitavo clube de Suárez. Antes do Tricolor, o uruguaio passou por Nacional-URU, Groningen-HOL, Ajax, Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid.