Com pouco dinheiro nos cofres, o Grêmio determinou que só irá contratar jogadores de baixo custo ou livres no mercado. Porém, para adquirir um centroavante de peso, o clube irá abrir uma exceção. A direção tem negociações em andamento com o argentino Rogelio Funes Mori, do Monterrey-MEX, e com o camaronês Vincent Aboubakar, do Besiktas-TUR.
Pela importância da chegada de um "camisa 9" após a saída de Luis Suárez, a ordem é direcionar os poucos recursos financeiros existentes para trazer um dos dois atacantes, possivelmente contando ainda com a ajuda do investidor Celso Rigo.
Funes Mori, que tem apenas mais seis meses de contrato com o Monterrey, é hoje uma negociação mais viável. O clube mexicano aceitou a proposta do Grêmio e inclusive já busca substitutos no mercado. Contudo, o Tricolor ainda não chegou a um acordo com o jogador.
— O Rogelio (Funes Mori) é uma pessoa especial no clube e um artilheiro histórico. Mas sempre tentamos transmitir que o Rogelio tem a possibilidade de ir para qualquer um dos clubes que nos perguntaram sobre. Um deles, já conhecido por vocês, é o Grêmio. Estamos abertos e passamos ao Rogelio a proposta do Grêmio. Aí, ele finalmente vai decidir se esta oferta o convence. Estamos aguardando — disse o presidente do Monterrey, Jose Antonio Noriega, em entrevista coletiva nesta semana.
Desde o início da atual temporada, em agosto de 2023, Funes Mori atuou por 17 jogos pelo Monterrey, marcando sete gols. O atleta de 32 anos foi formado no futebol dos Estados Unidos, mas se profissionalizou em 2009 pelo River Plate, até ser negociado em 2013 com o Benfica-POR. O atacante está no futebol mexicano desde 2015.
Já Vincent Aboubakar, 31 anos, está um pouco mais distante. O Grêmio apresentou uma proposta ao Besiktas-TUR e a oferta está sendo analisada. Segundo a imprensa turca, outros dois clubes também manifestaram interesse no camaronês, mas oferecem valores menos atrativos que o Tricolor. Contudo, ainda não há sinalização de acordo.
Somando Besiktas e seleção camaronesa, Aboubakar marcou 11 gols em 22 jogos na atual temporada. Porém, acabou sendo afastado do time turco por questões disciplinares. Com passagens pelo futebol francês e pelo Porto-POR, o atacante marcou o gol da vitória por 1 a 0 de Camarões sobre a Seleção Brasileira, na fase de grupos da Copa do Mundo 2022.
Em um primeiro momento, a intenção tricolor é contratar apenas um dos dois centroavantes pretendidos. Uma eventual operação ousada para adquirir os dois atletas dependeria de um aporte extra de recursos através de investidores.