Kauan Kelvin não deve permanecer no Grêmio em 2024. Segundo fontes consultadas por GZH, o meia-atacante de 18 anos indicou que não aceitará as propostas feitas para renovação de contrato. Desta forma, após cumprir o contato até 20 de janeiro de 2024, deve assinar com outro clube. A tendência é de que seu destino seja o futebol português.
O Grêmio fez uma série de tentativas para garantir a permanência do jogador, mas foi informado que a questão não é financeira. O atleta e seus representantes não manifestaram interesse no projeto que foi apresentado. Por conta do impasse, Kauan Kelvin não é utilizado em nenhum jogo desde o início de março. Na época, o clube informou que a ausência do jogador era para que cumprisse um protocolo individual de preparação física.
Tratado como uma das grandes promessas na base, Kauan chegou ao Grêmio com 10 anos, para a escolinha. O meia faz parte das seleções brasileiras de base desde os 14. Esteve nas seleções sub-15 e sub-17.
Pela categoria sub-20 em 2023, entre jogos do Brasileirão da categoria e da Copa São Paulo, o jovem fez seis partidas e marcou um gol. No ano passado, Kauan foi um dos destaques da equipe que terminou como vice-campeã do Campeonato Brasileiro sub-17. O meia marcou três gols em 10 partidas na competição.
Kauan Kelvin fez dois jogos pelo time profissional nesta temporada. O meia estreou na equipe principal ao entrar durante o segundo tempo do empate em 0 a 0 da equipe reserva do Grêmio com o São Luiz. O jovem voltou a ter espaço no empate em 0 a 0 com o Ypiranga, novamente com um time alternativo.