O lado azul segue em vantagem na semana Gre-Nal. Após a vitória do time principal no último domingo (21), na tarde desta quarta-feira (24), na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha, o Grêmio venceu o clássico do Gauchão Sub-20 por 1 a 0. Nathan, chamado por Renato Portaluppi para ser opção do banco na Arena, fez o único gol da partida. A vitória classifica antecipadamente o Tricolor para a próxima fase, com 12 pontos em quatro jogos, e deixa o Colorado em situação muito complicada.
Sem vencer em quatro rodadas, o Inter somou apenas dois pontos. O resultado deixa o time sete pontos atrás de Aimoré, quarto lugar e último classificado no momento no Grupo 2, sendo que há mais três rodadas por disputar. Apesar da situação bem diferente no Estadual, os dois clubes estão classificados às quartas de final do Brasileirão da categoria. Ainda sem datas divulgadas pela CBF para os próximos confrontos.
Após pouparem forças para a disputa do Brasileirão nas rodadas anteriores, os dois times mandaram a campo o que tinham de melhor à disposição. Apesar dos dois times titulares, o jogo demorou a mostrar os pontos fortes das equipes.
Nathan, na insistência, quase marcou na primeira oportunidade do jogo. O atacante disputou no corpo com Evertow e levou a melhor. Mas a recuperação do zagueiro colorado atarapalhou a finalização do atacante do Grêmio e o chute saiu sem direção e o Inter escapou aos 37 minutos.
Os dois técnicos mexeram em seus ataques no intervalo. No Inter, Enzo, filho do ídolo colorado Fernandão, deu lugar para Ricardo Mathias. No Grêmio, Lian entrou na vaga de Rubens. Apesar das dificuldades técnicas das duas equipes, o segundo tempo esquentou. Uma série de disputas mais firmes levou os meninos a alguns desentendimentos. O árbitro passou a distribuir cartões amarelos para tentar controlar os ânimos que se exaltaram.
Só um lance individual parecia capaz de mexer no placar, e foi assim que o Gre-Nal teve o gol decisivo. Nathan recebeu a bola pela faixa central do campo, avançou em direção ao gol do Inter e soltou um chute no canto esquerdo de Kauan para abrir o placar aos 26 minutos.
Luis Eduardo resolveu colocar fôlego novo no Grêmio. Kaick e Cheron entraram nos lugares e Caio Araújo e Jefinho. A vantagem no placar só não aumentou por uma desatenção de Pedro Clemente. O centroavante foi lançado em velocidade nas costas da defesa colorada. O camisa 9 acabou se afobando e arriscou o chute quando ainda tinha espaço para avançar, e Kauan fez a defesa em dois tempos.
No minuto seguinte, Jonathan Kauan quase empatou em um golaço. O atacante arriscou o chute de fora da área e parou na trave. João Lima e Gustavo entraram no Grêmio. Nathan, autor do gol e melhor jogador em campo, e Josué saíram.
Em vantagem, o Grêmio passou a explorar com perigo os contra-ataques. Gustavo e Lian tiveram boas chances, mas não aproveitaram. Gustavo Prado, camisa 10 do Inter, aos 41, construiu a melhor chance de empate no final do jogo. O meia entrou driblando os marcadores do lado esquerdo e rolou para Fellipe Resende, mas o camisa 20 perdeu o tempo da finalização e acertou o marcador. Era a última chance de evitar a derrota.
Neste sábado, o Grêmio recebe o Riograndense no CFT Hélio Dourado. O Inter enfrenta o Cruzeiro na próxima segunda-feira (29), na Arena Cruzeiro.
Inter
Kauan; Valentin (Allan Aniz), Evertow, Moretti e Rangel; Lukayan; Tortello (Wendel), Gustavo Prado e Matteo (Fellipe Resende); Enzo (Ricardo Mathias) e Jhonatan Kauan (Pedro).
Grêmio
Wendel; Lucas Kawan, João Ramos, Viery e Wesley Costa (José Guilherme); Josué (João Lima), Caio Araújo (Kaick), Rubens (Lian), Jefinho (Cheron) e Nathan (Gustavo); Pedro Clemente.