O Grêmio encerrou sua preparação para o clássico Gre-Nal 439, na manhã deste sábado (20), com portões fechados no CT Luiz Carvalho. Após a atividade, os jogadores seguiram para a concentração e a relação dos atletas convocados por Renato Portaluppi não foi divulgada, mas uma novidade ao menos poderá figurar no banco de reservas. O atacante Nathan Ribeiro, 18 anos. A informação foi inicialmente divulgada pelo ge.globo/rs e confirmada por GZH.
Muito elogiado na base gremista, o menino que usa a camisa 7 no time sub-20, tem sete jogos e dois gols marcados no Brasileirão da categoria nesta temporada. Ele começou como titular em quatro destas partidas e atuou um total de 244 minutos. Apontado como jogador de drible e velocidade, atua preferencialmente pelo lado esquerdo. O garoto ainda soma 29 jogos e quatro gols entre os anos 2021 e 2022, sempre pelas categorias sub-17 e sub-20.
Nathan Ribeiro não é apenas aposta nos corredores da Arena. No ano passado, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o tetracampeão mundial Branco, coordenador das seleções de base do Brasil, revelou uma lista do Centro de Pesquisa e Análise da CBF com 18 jogadores monitorados pela entidade e o nome do atacante gremista apareceu na relação.
O carioca está no Tricolor desde os 10 anos, quando veio para atuar nas escolinhas do CT do Cristal. Em fevereiro de 2021 assinou seu primeiro contrato, com duração de três anos e multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 216,3 milhões).
Ainda em 2022, o jogador que criado em Campos dos Goytacazes (RJ) recebeu sua primeira convocação para a seleção sub-20, após já ser frequente em chamadas para as categorias abaixo desde os 15 anos. Ele foi listado por Ramon Menezes para o Torneio Internacional de Punta Del Este, no Uruguai, quando o Brasil ficou em segundo lugar atrás da Argentina.
Sem muitas alternativas no elenco para ter um jogador de drible e velocidade, exceções feitas a Zinho e Everton Galdinho, Renato busca na base alguma solução, e Nathan Ribeiro parece ser a bola da vez.