O técnico Ramon Menezes anunciou a lista de convocados da seleção sub-20 para a disputa do Torneio Internacional de Punta Del Este, no Uruguai, com três nomes do futebol gaúcho. Um deles é Thauan Lara, que integra o elenco principal do Inter desde o começo da temporada e já participou de cinco jogos no Brasileirão. Os outros dois são do Grêmio, Ronald, volante, e Nathan Ribeiro, atacante, que ainda não chegaram ao plantel de Roger Machado.
Mais velho, com 19 anos, Ronald está no time de Aspirantes do Grêmio que disputa o Brasileirão da categoria. Com 17 anos, Nathan Ribeiro tem participado de jogos na sua categoria e também na sub-20.
Nathan Ribeiro é uma das principais promessas da base do Grêmio. O garoto integra uma lista da CBF de jovens com potencial para defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Los Angeles 2028 e também das Copas do Mundo de 2026 e 2030. O atleta tem uma multa rescisória no valor de 40 milhões de euros.
Natural do Rio de Janeiro, Nathan chegou ao Grêmio quando tinha apenas 10 anos para atuar nas escolinhas do CT do Cristal. Antes dos 15 passou a integrar seleções de base. Atacante de lado, ele atua preferencialmente pelo lado esquerdo, mas tem sido utilizado também pela faixa central nos últimos tempos.
Nathan Ribeiro está com o elenco sub-20 que irá jogar a primeira partida da final do Gauchão contra o Inter neste sábado, mas retornará para a sub-17 para completar a campanha do time no Brasileirão da categoria.
O coordenador técnico da base gremista, Wagner Gonçalves, destaca o talento de Nathan Ribeiro, mas ressalta que o clube tem tomado cuidados para que ele cumpra as etapas necessárias na base.
— É um jogador jovem. A gente sabe que o futebol hoje está bem precoce, tem muitos jogadores aparecendo com 17, 18 anos. Temos uma expectativa grande em cima dele. Estamos atentos porque, ao mesmo tempo que ele já tenha essa mídia, sabemos que precisa cumprir os estágios da idade dele. É importante ter esse cuidado — afirmou a GZH.
Já Ronald é natural de Porto Alegre e começou a jogar no CT do Cristal quando tinha apenas sete anos. Em 2021, fez parte do time que conquistou o Brasileirão de Aspirantes. No começo de 2022, ele disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior tendo participado das quatro partidas do Grêmio na competição, uma como titular. Ronald também tem convocações para a seleção brasileira sub-18. Em maio, ele foi relacionado por Roger para o jogo contra Glória, pela Recopa Gaúcha, mas não chegou a ser utilizado na partida disputada em Vacaria.
O técnico do time de transição do Grêmio, Cesar Lopes, ressalta que Ronald é um volante que pode jogar tanto como primeiro homem do meio-campo quanto como um jogador de maior chegada ao ataque.
— Já utilizei o Ronald tanto na primeira função quanto na segunda. Por ser um jogador inteligente, de qualidade técnica e boa bola aérea, ele consegue também fazer a construção do jogo. Ele pode iniciar construção do jogo, mas também pisar na área para finalizar, até pela altura tem uma boa bola aérea. É um atleta que roda nas duas funções do meio-campo — aponta.
O Torneio Internacional de Punta Del Este será realizado entre os dias 4 e 11 de setembro. O quadrangular terá, além dos donos da casa, a Argentina e o Uzbequistão como adversários do Brasil.