A vitória no Gre-Nal melhorou a autoestima dos jogadores e a pontuação do Grêmio no Brasileirão. Mas, além disso, deu a percepção de que o técnico Renato Portaluppi ganhou um novo sistema tático para ser utilizado no restante da temporada.
Depois da tentativa frustrada pela goleada sofrida diante do Palmeiras, no início de maio, o trio de zagueiros deu sustentação para que Luis Suárez e companhia brilhassem na frente, garantindo os três pontos contra o maior rival, na Arena.
— Se a gente parar para pensar, este foi o primeiro jogo que conseguimos fazer três zagueiros e o Luis (Suárez) em campo. Nas outras duas vezes (contra ABC e Palmeiras), ele não estava. Então, dá essa profundidade tê-lo como referência. A gente consegue ter muito mais a bola lá na frente e, com três zagueiros, dá mais liberdade porque laterais ficam menos encarregados de marcar o último homem da linha ofensiva do adversário, podendo sair sem se preocupar. Consequentemente, o pessoal do meio olha para trás e vê mais um que entra com a mentalidade de defender. Então, dá essa segurança para todo o time jogar um pouco mais — avaliou Bruno Uvini, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (24).
Principal novidade na escalação para o clássico, o experiente defensor também vê surgir para si uma nova perspectiva. Com Geromel ainda de fora, ele vinha sendo um reserva imediato para Bruno Alves e Kannemann. Por isso, não esconde a preferência pela mudança tática.
— Me agrada jogar (risos). É óbvio que com três zagueiros abre mais uma vaga, mas eu quero estar ajudando. Seja com dois, quando precisa, ou com três. Muita gente não gostava (dos três zagueiros), mas conseguimos fazer um bom jogo contra o Inter e deu para ver que pode ser uma possibilidade. Isso é bom para o Renato, que ganha mais um plano, como ele fala, quando precisar para um jogo específico — pontua.
Independentemente da manutenção ou troca de esquema, Uvini tem presença praticamente garantida na próxima rodada do Brasileirão, diante do Athletico-PR, no sábado (27).
Com Kannemann suspenso por ter sido expulso no Gre-Nal, o zagueiro seguirá na equipe gremista. A dúvida é sobre quem estará ao seu lado. Após sofrer um pisão no pé, Bruno Alves voltou a treinar normalmente. Porém, outros titulares podem ser preservados por conta do gramado sintético da Arena da Baixada.
— De verdade, ainda não definimos nada. Isso é uma situação que vocês estão supondo. O Renato fala sempre que a oportunidade chega. Então, tem que estar todo mundo esperto para jogar. É desta maneira que me preparo na semana, sempre achando que vou jogar. Se for eu junto da gurizada ou mais experientes, minha parte tem de ser bem feita — concluiu ele.