De virada, o Palmeiras venceu o Grêmio e conquistou o Brasileirão sub-17. No último jogo da Arena em 2022, os meninos do Tricolor saíram na frente com um golaço de Jeffinho. O lance do jovem de apenas 15 anos, no entanto, não foi o suficiente para bater o atual campeão da Copa do Brasil da categoria. Gabriel Vareta e Luis Guilherme marcaram para a equipe paulista e confirmaram a vitória e o título para os palmeirenses na despedida do futebol brasileiro da temporada.
Grêmio e Palmeiras se alternaram no controle da partida. Mas nenhuma das equipes soube construir situações de gol dentro da área do adversário. Os goleiros foram testados apenas em finalizações de longa distância.
Aos seis minutos, após bate e rebate na área do Grêmio, Thalys recebeu a bola e chutou em cima do goleiro Cássio. No minuto seguinte, Estêvão assustou em finalização da entrada da área. Mas a bola passou por cima do travessão. A resposta do Grêmio aconteceu em trama pelo lado esquerdo. Jeffinho tocou para Kauan Kelvin, que encontrou o volante Caio Araújo. O camisa 8 arriscou, mas a bola passou ao lado do gol da equipe paulista.
A pressão do Palmeiras na saída de bola do Grêmio criou dificuldades para os donos da casa, mas a intensidade da marcação perdeu força com o passar do tempo e o Tricolor conseguiu algumas escapadas em contra-ataques. Na melhor delas, a arbitragem anulou o lance, o que fez com que o Grêmio terminasse o primeiro tempo reclamando. O juiz Jefferson Moraes marcou impedimento em lance que Caniggia foi derrubado na área do Palmeiras, para a revolta dos jogadores e da comissão técnica gremista.
No primeiro minuto do segundo tempo, o Grêmio perdeu duas chances de abrir o placar. Após cobrança de escanteio, João Lima cabeceou e um defensor do Palmeiras tirou a bola quase em cima da linha. No rebote, João Guilherme tentou por cobertura e quase surpreendeu Aranha.
Enquanto os companheiros mais experientes falharam, Jeffinho, de apenas 15 anos, mostrou seu talento em lance de pura técnica. O atacante aproveitou a desatenção dos marcadores em um lance de bola ao chão, driblou o marcador e mandou um chute indefensável da entrada da área. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar, aos 10 minutos do segundo tempo.
A vantagem construída, no entanto, durou pouco. Aos 17, em lançamento após falta na intermediária, Gabriel Vareta cabeceou entre os marcadores do Grêmio e venceu o goleiro Cássio. O gol desequilibrou o ritmo do Grêmio. O time se lançou ao ataque em busca da vantagem, mas passou a dar espaços. Em um contra-ataque, aos 33, Luis Guilherme recebeu na entrada da área e acertou um belo chute no gol defendido por Cássio para fazer a virada para o Palmeiras.
O Grêmio seguiu pressionando até os minutos finais, mas não conseguiu superar a eficiente marcação palmeirense.