O Grêmio busca um novo treinador identificado com o clube, hábil na gestão de pessoas e que escolha um modelo de jogo de acordo com as peças disponíveis no elenco. Com base neste perfil traçado, a direção elegeu dois alvos: Roger Machado e Vagner Mancini.
As conversas estão em andamento com os dois profissionais. Em um primeiro momento, Roger afirmou que não deseja assumir nenhum clube em 2021. Porém, o novo vice de futebol Dênis Abrahão tenta convencer o ex-lateral-esquerdo a aceitar o convite. Em paralelo a direção mantém tratativas com o técnico do América-MG, Vagner Mancini
A ideia da direção é contratar um técnico que conheça a história e a cultura do Grêmio. Além disso, um dos requisitos é que o profissional exerça uma liderança através do diálogo, sem gritos ou o popular "chute na porta". A crença do clube é que a única maneira de a equipe escapar da zona de rebaixamento é pacificando o vestiário e criando um clima de união entre o grupo e a comissão técnica.
Ex-meio-campista, Vagner Mancini fez parte do grupo campeão da Libertadores da América, em 1995, como reserva de Arílson e Carlos Miguel e entrando no segundo tempo em jogos decisivos, como nas quartas de final, contra o Palmeiras, e na semifinal, contra o Emelec. Além disso, fez parte do chamado "Banguzinho", que foi campeão gaúcho em 1995 em cima do Inter, na final.
Além disso, Mancini trabalhou como treinador do Grêmio por um curto período em 2008, comandando a equipe por apenas seis jogos e saindo de forma invicta. O seu trabalho de maior destaque foi o título da Copa do Brasil 2005, pelo modesto Paulista, de Jundiaí. Posteriormente, trabalhou em grandes clubes, como Corinthians, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Vasco e Botafogo.
Já Roger Machado é um dos principais ídolos tricolores dos anos 90 e 2000, sendo lateral-esquerdo titular nas conquistas da Libertadores 1995, do Brasileirão 1996 e nas Copas do Brasil de 1994, 1997 e 2001. Como treinador, comandou o Tricolor entre 2015 e 2016, além de dirigir posteriormente Atlético-MG, Palmeiras, Bahia e Fluminense.
A direção do Grêmio tem a convicção de que o novo treinador será um dos dois, com maior tendência para Mancini, já que Roger não se mostra disposto a aceitar a proposta. A ideia do clube é anunciar o novo comandante até sexta (15), de modo que o profissional possa comandar a equipe já no domingo (17), contra o Juventude, às 18h15min.