A final da Copa do Brasil entre Grêmio e Palmeiras tem seu primeiro jogo marcado para o próximo domingo (28), na Arena, em Porto Alegre. Mesmo com os portões dos estádios de futebol fechados desde março, quando teve início a pandemia de covid-19, existe uma grande preocupação das autoridades com possíveis aglomerações de torcedores gremistas no entorno do estádio, do hotel onde a delegação ficará concentrada e em bares da capital gaúcha.
Nesta quarta, inclusive, o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre encaminharam um pedido para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para mudar o horário da partida que está marcada para as 16h. Por isso, foi sugerido que a partida fosse jogada às 20h30min, quando o comércio da Capital já estaria fechado, respeitando o último decreto estadual, que prevê o fechamento de bares e restaurantes para este horário. Porém, a CBF recusou a proposta.
O momento delicado da pandemia no Rio Grande do Sul tem preocupado cada vez mais e, por isso, o volante Matheus Henrique fez um apelo aos torcedores, antes de começar sua entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (24).
— Antes de começar a entrevista, quero fazer um lembrete a vocês, que neste domingo temos uma grande decisão, o primeiro jogo da final da Copa do Brasil e quero fazer um lembre pra você, torcedor: torça de casa. Vamos evitar aglomerações, vamos juntos vencer esse covid, porque eu, todos nós temos fé que isso está se encerrando. Então vamos continuar fazendo a nossa parte — disse o jogador, que em outubro do ano passado testou positivo para o novo coronavírus.
Até a penúltima rodada do Brasileirão, contra o Athletico-PR, o Grêmio informou que já realizou 4.297 testes no departamento de futebol profissional, desde maio de 2020, de acordo com os procedimentos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e Conmebol.
Em julho de 2020, o vice-presidente do clube, Marco Bobsin, faleceu em decorrência de complicações da covid-19. Ele e outros dirigentes, incluindo o presidente Romildo Bolzan Junior foram infectados logo no começo da pandemia. Alguns jogadores, como Diego Souza, Jean Pyerre, Cortez, Robinho, Everton, Luiz Fernando, Julio César, Pedro Geromel, Kannemann e o preparador físico Márcio Meira já contraíram a doença.