O Campeonato Sul-Brasileiro de 1962 (o primeiro e único) foi organizado pela Federação Catarinense de Futebol em parceria com as Federações Gaúcha e Paranaense, em um período que marcava o começo da nacionalização do futebol. A competição envolveu os campeões e vice-campeões do Sul do Brasil em jogos de ida e volta — menos o Comercial, do Paraná, que não pôde disputar o torneio e foi substituído pelo Coritiba. A taça ficou com o Grêmio, de forma invicta.
A disputa contou com seis times e foi feita em grupo único, onde todos enfrentavam todos em turno e returno. A equipe que acumulasse mais pontos seria declarada campeã sul-brasileira.
O campeonato, além do cunho esportivo, também teve um lado político. A competição foi um dos principais eventos da conhecida Campanha da Legalidade, liderada pelo governador do Rio Grande do Sul na época, Leonel Brizola, que defendia a manutenção da ordem político-jurídica, que previa a posse de João Goulart, vice-presidente da República, após a renúncia de Jânio Quadros. O torneio foi utilizado como meio para a promoção da campanha, ficando conhecido como Torneio da Legalidade.
A campanha do Grêmio no campeonato terminou invicta. Em 10 jogos, foram sete vitórias e três empates. O título foi confirmado antecipadamente, no penúltimo jogo. Fora de casa, o Tricolor empatou em 0 a 0 em Marcílio Dias e venceu a competição.
O último jogo foi um clássico Gre-Nal, em que o Inter teria a oportunidade de encerrar a série invicta. Nos Eucaliptos, Sapiranga abriu o placar para o Colorado, mas o Grêmio virou com Joãozinho e Vieira, garantindo a invencibilidade. Ao término da competição, Brizola entregou a Taça da Legalidade para os jogadores gremistas.
Ficha do jogo do título
Marcílio Dias 0x0 Grêmio - Estádio Hercílio Luz - 3/3/1962
Marcílio Dias: Jorge; Antoninho, Ivo, Joel I e Joel II; Sombra, Odilon, René e Aquiles; Idésio e Jorginho.
Grêmio: Irno; Sérgio Rio Branco, Aírton, Brandão e Mourão; Élton, Milton, Marino e Joãozinho; Juarez e Vieira.
Técnico: Ênio Rodrigues.
A campanha
Grêmio 3x0 Metropol
Operário 0x1 Grêmio
Coritiba 0x2 Grêmio
Grêmio 3x0 Marcílio Dias
Grêmio 1x1 Inter
Grêmio 2x0 Coritiba
Grêmio 4x1 Operário
Metropol 1x1 Grêmio
Marcílio Dias 0x0 Grêmio
Inter 1x2 Grêmio