Nas décadas de 1980 e 1990, excursões para a Europa eram comuns para a dupla Gre-Nal. Em 1987, o Grêmio viajou até a Suíça para disputar o Torneio de Berna, também conhecido como Philips Cup. A competição era organizada pelo Young Boys, dono da casa, e disputada outros três times em sistema de disputa de semifinais e final, em jogos únicos. Na ocasião, além do Tricolor e do mandante, também participaram o Benfica, de Portugal, e o Neuchâtel Xamax, da Suíça.
No primeiro jogo, o Grêmio enfrentou o clube lusitano, que recém havia se sagrado campeão de Portugal. Vitória tricolor por 2 a 1, com dois gols do atacante Lima, que na sequência seria contratado para defender os "Encarnados". Na final, o clube gaúcho enfrentou o Neuchâtel Xamax-SUI e mais uma vez venceu por 2 a 1, mas dessa vez com gols de Cristovão Borges, atualmente treinador de futebol.
— Eu tinha chegado há pouco tempo, contratado do Corinthians. Não estava conseguindo me adaptar às características de jogo do futebol gaúcho, campos com lama, clima frio, meu jogo era mais técnico. Nessa viagem, passamos 45 dias na Europa, uns sete jogos. Primeiro, jogo contra o Benfica, dois gols do Lima. Foi aí que o Benfica se interessou por ele. Na final, ganhamos, e eu tive a oportunidade de marcar os dois gols. Estávamos formando o nosso time, depois vencemos o Gauchão. Éramos treinados pelo Felipão. Na excursão, recuperei meu melhor nível — conta Cristovão, autor dos dois gols.
Outros clubes brasileiros participaram de outras edições, mas apenas Grêmio, Botafogo e Atlético-MG também se sagraram campeões. A competição foi extinta em 1991, quando o Stuttgart derrotou o Flamengo na final.
Ficha do jogo do título
Neuchâtel Xamax-SUI 1x2 Grêmio - Estádio Wankdorf, Suíça - 31/7/1987
Neuchâtel: Corminboeuf, Geiger, Patrice Mottiez, Kaltaverdidis e Ryf; Lei-Ravello, Heins Hermann e Perret; Lüthi, Van der Gijp e Sutter.
Técnico: Gilbert Gress.
Grêmio: Mazarópi; Alfinete, Astengo, Luis Eduardo e Casemiro; China, João Antônio e Bonamigo; Cristovão, Lima e Jorge Veras.
Técnico: Felipão.
Gols: Cristóvão (21' do 1º e 3' do 2º)/ Lei Ravello (10' do 2º).