Competição interestadual, a Copa Sul teve apenas uma edição. Foi criada pela CBF em 1999 e era disputada apenas por clubes dos três Estados da região Sul do país, tendo quatro representantes do Paraná, quatro de Santa Catarina e quatro do Rio Grande do Sul. O campeão ganhava uma vaga para a Copa Conmebol do mesmo ano. O título ficou com o Grêmio e marcou a primeira conquista de Ronaldinho no profissional — ele era reserva no time de Celso Roth e entrou no lugar de Zé Alcino durante a partida final.
Na primeira fase, os times foram divididos em três grupos de quatro times, com pelo menos um representante de cada Estado, que jogavam em turno e returno. Os dois que mais pontuassem se classificavam para a etapa seguinte. O Grêmio avançou em segundo lugar do Grupo A, com 12 pontos, três a menos do que o líder Coritiba. Criciúma e Tubarão, ambos de Santa Catarina, ficaram pelo caminho.
Seis clubes se classificaram para a segunda fase e foram divididos em dois novos grupos. No Grupo 1, fizeram companhia ao Tricolor os rivais Inter e Juventude. Todos obtiveram cinco pontos, mas por ter melhor saldo de gols, o Grêmio avançou para disputar a final contra o Paraná, que havia eliminado o Coritiba e o Athletico-PR.
No primeiro jogo da decisão, em Porto Alegre, vitória gremista, de virada, por 2 a 1, Agnaldo e Macedo, artilheiro da competição, marcaram para o Tricolor. No jogo de volta, no Estádio Couto Pereira, o Paraná devolveu o resultado. O time paranaense venceu por 2 a 0, o que forçou uma terceira partida, novamente no campo adversário. Desta vez, no Pinheirão, com o estádio lotado, triunfo tricolor por 1 a 0, gol do zagueiro Ronaldo Alves, que havia feito contra na segunda partida.
— Voltei para o Grêmio em 1999, o Roth que me trouxe. Já tinha jogado com alguns atletas, chegaram outros bons jogadores. O Pinheirão estava lotado, eles já estavam comemorando o título, com festa e carro de som. Fizemos nosso gol cedo, depois foi só pressão deles e o Danrlei fazendo milagre, bola na trave, complicado de segurar. No fim do jogo, o Danrlei escorregou, o meio-campista deles tentou tocar por cobertura e errou. Ali, ganhamos o título. Teve festa no Paraná e em Porto Alegre, invadimos o campo, era um título inédito — conta o ex-meio-campista Arilson, atualmente técnico.
Na partida derradeira, Arilson ficou de fora e não pode atuar. Quem o substituiu foi Itaqui, e foi dos pés dele que saiu a cobrança de escanteio que deu o título ao Grêmio.
— Todos os jogos foram muito importantes e complicados. Graças a Deus, chegamos à final. No primeiro, eu estava lesionado e fiquei de fora. No segundo, fiquei no banco. No terceiro, fui titular e cruzei a bola para o Ronaldo fazer o gol. Foi minha primeira conquista, teve essa importância. Comemoramos dentro da casa deles, relembro com muito carinho — recorda Itaqui.
A partir de 2000 até 2002, a Copa Sul foi extinta e deu lugar à Copa Sul-Minas, com a participação de clubes de Minas Gerais. A competição originou o formato da Primeira Liga, realizada entre 2016 e 2017, com participação também de clubes do Rio de Janeiro.
Ficha da final
Paraná 0x1 Grêmio - Estádio Pinheirão - 25/4/1999
Paraná: Régis; Reginaldo Vital, Adilson, Ney Santos e Fernando (Marlon); Hélcio, Emerson (Wilson), Everaldo (Davidson) e Lúcio Flávio; Fernando Diniz e Carlos Alberto Dias.
Técnico: Mário Araújo.
Grêmio: Danrlei; Zé Carlos, Ronaldo Alves, Scheidt e Roger; Capitão, Goiano, Fabinho e Itaqui (Gavião); Macedo e Zé Alcino (Ronaldinho).
Técnico: Celso Roth.
Gols: Ronaldo Alves (11' do 1º)