De toda forma, o sábado (27) será histórico para o futebol feminino do Juventude. Pela primeira vez, as gurias disputarão um acesso nacional. E será, justamente, diante do torcedor, no estádio principal do clube. A partir das 15h, elas recebem o Pinda-SP, no Alfredo Jaconi, precisando apenas de uma vitória para mudar de patamar na modalidade.
O apoio da arquibancada, o mesmo que tirou o Juventude da Série D, em 2013, pode empurrar às gurias rumo à A-2 do Brasileirão Feminino. O calor do torcedor, que impulsionou o Alviverde à Série B, em 2019, após noite mágica do decisivo Renato Cajá, fará a diferença neste sábado. Assim como fez nas últimas três vezes em que as Gurias Jaconeras mandaram seus jogos no Alfredo Jaconi.
O primeiro foi em setembro do ano passado. Após campanha impecável no Gauchão — invictas, na liderança do grupo e com 10 pontos em 12 —, o torcedor foi às redes sociais e iniciou a campanha #GuriasNoJaconi, apoiada pela torcida organizada Mancha Verde, pela barra brava Loucos da Papada e por outros movimentos envolvendo o clube.
Depois disso, foram apenas dois dias para que o Juventude trabalhasse junto a FGF e anunciasse a alteração: em 7 de setembro, elas estreariam no Alfredo Jaconi. Feita a parte do torcedor, estava tudo nas mãos das gurias. E qual a dúvida de que elas também fariam a delas? Apoiadas por 1.027 torcedores, venceram o Brasil de Farroupilha por 1 a 0, com gol de Beta, e confirmaram a classificação à segunda fase do Gauchão.
Ainda em 2022, voltaram a jogar no Alfredo Jaconi pela final do Interior. Em 6 de novembro, o público aumentou e o placar também. Foram 1.217 pessoas no estádio empurrando às gurias rumo ao primeiro título pós-reabertura. Com gols de Bruna Lisandra, Claudiana, Karol, Michele e Teté, três vezes, o Alviverde aplicou 7 a 0 no Elite e foi campeão do Interior. Além do troféu, também veio a vaga à Série A-3 do Brasileirão Feminino.
A partir desta temporada, um objetivo foi instituído: a busca pelo acesso. Após três jogos, repetiram a campanha invicta que as fez jogar no Alfredo Jaconi pela primeira vez, voltaram a atuar no estádio e conseguiram manter os 100% de aproveitamento diante de 436 torcedores. O 2 a 0 sobre o Toledo, com gols de Thalita e Kelly Becker, garantiu a classificação ao jogo decisivo.
Agora, chega a vez de os jaconeros voltarem a apoiar as gurias para que elas consigam manter a campanha positiva no Alfredo Jaconi. Uma vitória, neste sábado, garante o Juventude na Série A-2, a manutenção dos 100% no estádio e um novo patamar no futebol feminino.
Últimos jogos no Alfredo Jaconi
- Gauchão 2022: Juventude 1x0 Brasil-Far
- Gauchão 2022: Juventude 7x0 Elite
- Brasileirão A-3 2023: Juventude 2x0 Toledo
Aproveitamento no Alfredo Jaconi
- 3 jogos
- 3 vitórias
- 10 gols marcados
- 0 gols sofridos
Públicos no Alfredo Jaconi
- 1.217 - Juventude 7x0 Elite
- 1.027 - Juventude 1x0 Brasil-Far
- 436 - Juventude 2x0 Toledo