O Juventude não desistiu. Duas vezes atrás no placar, as Gurias Jaconeras correram em busca do resultado e voltam para Caxias do Sul com o empate em 2 a 2 com o Pinda-SP pela partida de ida das quartas de final do Brasileirão Femininino A-3. Agora, uma vitória simples diante do torcedor, no Alfredo Jaconi, dará o acesso inédito à equipe da Serra Gaúcha. Beta e Thalita marcaram os gols do Ju, enquanto Félix e Carlinha fizeram os gols paulistas.
Com a ausência da goleira Renata May, com uma lesão no joelho esquerdo, o técnico Luciano Brandalise teve de fazer uma alteração no time. Claudia, titular do sub-20, iniciou entre as 11. Esta foi, no entanto, a única novidade em relação à equipe que venceu o Toledo no último domingo (14).
Mantendo a mesma postura ofensiva dos jogos anteriores, o Juventude já começou pressionando o Pinda. De tanto criar, o alviverde teve a primeira grande chance aos 15 minutos. Karol cobrou escanteio curto nos pés de Bruna Lisandra. Na entrada da grande área, a meia arriscou em gol, exigindo a defesa da goleira adversária.
Aos 33, a equipe da casa saiu na frente, após falha de Beta, capitã alviverde. A zagueira do Ju, dentro da área e com a bola dominada, não viu Félix às suas costas. A atacante do Pinda roubou e finalizou na saída de Claudia. Pela primeira vez na A-3, o Juventude estava atrás no placar.
Mas não foi por muito tempo. O empate veio aos 46. Em falta na intermediária, Karol mandou para a área. A defesa do Pinda se atrapalhou, a bola bateu em Beta e entrou. O erro havia ficado pra trás e o placar estava igualado.
Aos 47, o Pinda tentou ficar à frente de novo, com cabeceio de Bianca, mas Claudia impediu o segundo das mandantes e garantiu o empate para o intervalo.
MESMO ROTEIRO
O segundo tempo se iniciou da mesma forma que o primeiro, com o Juventude pressionando em busca da vantagem no placar. Aos cinco minutos, Thalita rolou para que Karol, na grande área, e mandou muito perto da meta de Bruna.
E o desfecho foi o mesmo da etapa inicial. Melhor no jogo, o Juventude levou o gol, aos sete. Félix puxou a marcação, na área, e Carlinha, no centro dela, ficou sozinha para finalizar e vencer Claudia. O terceiro quase veio aos 13, com Lorrany chutando da entrada da área, mas parando em grande defesa da goleira do Ju, no cantinho esquerdo. Com a vantagem no placar, o Pinda começava a gostar do jogo.
Para buscar uma reação, o técnico Luciano Brandalise promoveu duas mudanças aos 14 minutos. Kelly Becker saiu para a entrada de Michele. Enquanto Aninha foi para o jogo no lugar da lesionada Karol. Aos 21, foi a vez de Greyce deixar o gramado para que Bia Leal jogasse.
Nervoso com a desvantagem, o Juventude começava a errar passes não costumeiros. Com volume e posse de bola, o Alviverde tentava, mas pouco conseguia criar lances de perigo. Aos 39 minutos, Grazi cruzou com precisão para a área. Thalita subiu e conseguiu o cabeceio, mas mandou tirando tinta do travessão adversário.
Aos 43 minutos, a melhor chance. Beta arriscou do meio de campo e a goleira Bruna defendeu já dentro do gol. A arbitragem entendeu diferente e, mesmo com as reclamações do Juventude, mandou seguir. Aos 46, foi o Pinda quem quase fez. Sabrina ficou cara a cara com a goleira Claudia, que saiu e não pegou nada. Mas, na finalização, a atacante paulista mandou na trave.
O Juventude não desistiu. E, na base da insistência, conseguiu o empate aos 48 minutos. Grazi encontrou Thalita, entre as zagueiras, e a atacante, na velocidade e de biquinho, tirou da goleira Bruna e igualou o marcador. Tudo igual em São Paulo. Invencibilidade mantida e o Juventude a uma vitória do acesso histórico à Série A-2.
A partida decisiva ocorre no próximo sábado (27), às 15h, no Alfredo Jaconi. Assim como em 2013 e 2019, quando a torcida empurrou o Juventude rumo a acesso históricos. Mais uma vez, o apoio das arquibancadas será crucial para que as Gurias Jaconeras busquem um resultado inédito na história do clube.
FICHA TÉCNICA
PINDA-SP 2x2 JUVENTUDE
BRASILEIRÃO FEMININO A-3 - 21/5/2023 - QUARTAS DE FINAL (IDA)
PINDA-SP
Bruna; Bianca, Becker, Helen e Clara; Bruna Angélica, Carlinha e Larissa (Danúbia, INT); Félix (Sabrina, 36'/2º), Lorrany (Raquel, 30'/2º) e Tatinha (Pâm, 19'/2º). Técnico: Marcos Derrico.
JUVENTUDE
Claudia; Grazi, Priscila, Beta e Bella; Alice, Bruna Lisandra e Karol (Aninha, 14'/2º (Katriny, 52'/2º)); Greyce (Bia Leal, 21'/2º), Thalita e Kelly Becker (Michele, 14'/2º). Técnico: Luciano Brandalise.
Gols: Félix (P), aos 33 minutos, Beta (J), aos 46, do primeiro tempo; Carlinha (P), aos sete, e Thalita (J), aos 48, do segundo tempo.
Cartões amarelos: Bruna Lisandra (J)
Arbitragem: Fernanda dos Santos Ignacio de Souza, auxiliada por Raphael de Albuquerque Lima e Viviane Pereira Lopes. Trio paulista.
Local: Antonio Pinheiro Junior, em Pindamonhangaba-SP
Próximo jogo
Juventude x Pinda-SP
Quartas de final (volta)
27/5 - 15h
Local: Alfredo Jaconi