O futebol das meninas do Juventude é, indiscutivelmente, o melhor do Interior Gaúcho Feminino em 2022. E a consolidação desse domínio veio na tarde deste domingo (6), no Estádio Alfredo Jaconi, com o triunfo das Esmeraldas por 7 a 0 sobre o Elite, de Santo Ângelo, na decisão do terceiro lugar do Estadual. Os gols alviverdes foram marcados por: Bruna Lisandra, Teté, em três oportunidades, Claudiana, Karol e Michele.
Com a vitória e o título do Interior, o Juventude está garantido mais uma vez no Campeonato Brasileiro da Série A-3, onde as meninas alviverdes participaram em 2022 pela primeira vez na história.
Placar encaminhado no primeiro tempo
O Juventude começou melhor na partida. Logo aos dois minutos, Teté cruzou para a área e goleira Andreia tocou para escanteio. Na cobrança de Bruna Lisandra, o desvio de calcanhar de Teté parou na mão da camisa 1 do Elite.
Aos sete minutos, Gabi Rech recebeu com liberdade pela esquerda e arriscou de canhota, mas a bola subiu de mais e foi pela linha de fundo. O Elite tentou a resposta aos 12, num contra-ataque rápido, que Maikele invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado, mas Renata fez a defesa com segurança.
Apesar de o Elite conseguir controlar o ímpeto alviverde, as Esmeraldas quase abriram o placar aos 25. Após cobrança de escanteio de Bruna Lisandra, pela direita de ataque, Teté cabeceou com estilo e Andreia fez ótima defesa. Aos 32, Bruna tocou para Greyce dentro da área, que girou na marcação e finalizou, mas a bola saiu rente à trave esquerda da meta defendida pelo time de Santo Ângelo.
A pressão do Ju virou vantagem aos 37. Bruna Lisandra recebeu da intermediária ofensiva pela direita, avançou e invadiu a área para chutar cruzado, sem chances para Andreia: 1 a 0 para as Esmeraldas.
E mal deu tempo de comemorar o primeiro e segundo saiu, aos 39. Greyce rabiscou num belo drible pela direita, cruzou para o meio e Teté, de primeira, mandou com força para o fundo das redes e dando a tranquilidade do 2 a 0 na decisão.
A dobradinha do segundo gol quase garantiu o terceiro alviverde, aos 44. Novamente Greyce limpou a marcação pela direita e cruzou, mas dessa vez Teté não conseguiu acertar o alvo e abola foi pela linha de fundo.
Antes do intervalo, porém, veio o terceiro. Bruna Lisandra cobrou novo escanteio com qualidade, na segunda trave, onde Claudiana apareceu de cabeça para escorar de cabeça e fazer a festa da torcida alviverde e a goleada encaminhada no primeiro tempo.
Vitória e título consolidado
A etapa complementar começou com o Juventude ampliando a vantagem. Aos quatro minutos, Bruna Lisandra cobrou falta por baixo da barreira, que desviou, mas deixou a bola livre para Teté, que ajeitou e finalizou para fazer o 4 a 0 no Jaconi.
Atrás do seu segundo, aos sete, Bruna Lisandra recebeu pela esquerda, girou na marcação e finalizou de direita, perto da trave canhota de Andreia, que apenas acompanhou. Depois de algumas modificações, o Juventude voltou a fazer. A bola cruzada da esquerda por Teté encontrou Karol na direita. A camisa 20 teve tranquilidade para se livrar da marcação e tocar no canto direito da goleira do Elite e fez o quinto das Esmeraldas.
O 6 a 0 veio aos 22, quando Karol cobrou falta com capricho no meio da área e Michele, com liberdade, escolheu onde mandar e tocou no canto esquerdo de Andreia, que se esticou mas não alcançou.
Com o Elite fisicamente entregue e com várias jogadoras com forte desgaste, o sétimo do Ju surgiu aos 35, quando Karol fez ótimo lançamento da defesa para o Teté, que ganhou da marcação e tocou na saída da goleira para fazer seu hat-trick no Jaconi.
A festa das meninas alviverdes no gramado do Jaconi foi a coroação de um Campeonato Gaúcho com apenas três derrotas e invencibilidade contra adversários do interior do Estado. Agora, o objetivo é ir mais além no Brasileirão Série A-3 na próxima temporada.