Prevista para ser entregue em dezembro, a implementação da terceira faixa da BR-116 em Sapucaia do Sul será realizada apenas em março. A obra deve desafogar o trânsito no trecho, que registra congestionamento diariamente nos horários de pico.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), houve uma mudança no cronograma por conta dos eventos climáticos do primeiro semestre, principalmente a chuva e a enchente de maio. Apesar desta explicação, no mês passado, o departamento ainda trabalhava com o prazo de dezembro.
Chamada de "faixa de transição", ela é uma ligação entre as pistas principal e lateral e já foi implementada em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Ao passar pelo zoológico, o número de faixas diminui e o movimento em direção à Capital nas primeiras horas da manhã se afunila. O resultado é um congestionamento que faz os motoristas perderem tempo em deslocamento.
O objetivo do Dnit é concluir a implementação da terceira faixa em todo o segmento entre Porto Alegre e Novo Hamburgo até 2026. Os trechos de Esteio e Porto Alegre também devem ser contemplados em 2025. O órgão afirma que as demais datas não foram impactadas. Já em Canoas, os trabalhos devem ficar para 2026.
A ampliação da BR-116 faz parte do pacote de intervenções na rodovia, que incluem obras já concluídas, como os novos viadutos da Scharlau e as pontes sobre o Rio dos Sinos, que ainda estão sendo executadas, assim como os cinco viadutos em Esteio.