Após a entrega de obras que melhoraram tráfego em pontos da BR-116, novo gargalo surgiu durante o horário de pico. Trecho de dois quilômetros em Sapucaia do Sul tem congestionamento diariamente.
O problema, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), deverá ser resolvido quando for implementada a terceira faixa na pista principal. O Dnit prevê concluir a implementação no trecho de Sapucaia do Sul ainda em dezembro.
O projeto de ampliação de faixa na rodovia vem ocorrendo desde o primeiro semestre. Trata-se de uma faixa de transição entre as pistas principal e lateral, aumentando a fluidez dos veículos.
Os trechos de Novo Hamburgo e São Leopoldo já estão com os trabalhos concluídos, restando apenas a sinalização vertical horizontal, que já está sendo confeccionada.
Ao chegar em Sapucaia do Sul, o número de faixas reduz para duas. Segundo o Dnit, esse afunilamento é uma das principais causas do congestionamento.
"Todo dia é um caos"
A partir das 7h, motoristas que trafegam em direção à Capital começam a sentir a tranqueira entre o zoológico e o viaduto sobre a Avenida Lúcio Bitencourt. Sem a alternativa da BR-448, que só pode ser acessada depois desse trecho, os condutores perdem tempo de deslocamento.
— Todo dia é um caos quando chego nesse trecho. Sempre tem alguma redução de pista. Já cheguei a perder 30 minutos. De uns dois meses pra cá tem sido mais complicado. Tenho chegado tarde no trabalho — relata o construtor Edson Silva Domingues, 45 anos, que passa frequentemente pela estrada.
A ampliação de toda a pista da BR-116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo faz parte do pacote de intervenções na rodovia, que incluem obras já concluídas, como os novos viadutos da Scharlau e as pontes sobre o Rio dos Sinos, e que ainda estão sendo executadas, como os cinco viadutos em Esteio.
Os trabalhos devem ser concluídos em todas as etapas apenas em 2026:
- Trecho de Esteio deve ser contemplado até junho do ano que vem
- Trecho em Porto Alegre deve ser concluído no segundo semestre de 2025.
- Canoas será o último trecho com a implementação, com conclusão em 2026. As obras de alargamento dos viadutos da Boqueirão e da Metrovel (sobre a Avenida Inconfidência) devem ser feitas antes.