Com a liberação de trechos que desafogaram o trânsito na região do Vale do Sinos na BR-116, motoristas começam a se deparar com novos problemas, como a falta de sinalização e mudança no sentido de algumas vias. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a implementação de todas as placas nos pontos recém inaugurados só deve ser concluída no segundo semestre de 2025.
Inaugurado em junho, o complexo de viadutos da Scharlau que liga a RS-240 e a BR-116 ainda não possui placas de orientação, que sinalizam a direção que o condutor deve seguir para chegar ao seu destino. Como consequência, diversos motoristas têm se perdido, trafegando inclusive na contramão.
O vendedor Andrei Salazar, 26 anos, mora há mais de duas décadas na região e, mesmo assim, se perdeu nas primeiras vezes que usou o viaduto.
— A primeira vez que fui pra Novo Hamburgo fiquei na direita, não tinha visto o viaduto, e quando fui pra esquerda vi que não dava mais para ir para lá. Tive que fazer todo o retorno depois. Não tinha placa nenhuma que distinguia os sentidos da BR — conta.
Nas novas pontes do Rio do Sinos, inauguradas no dia 26, foram necessárias alterações no trânsito que, uma semana depois, ainda não são respeitadas pelos motoristas. A pista lateral, antes separada da BR-116, agora é uma continuidade das pontes e, por isso, passou a ter sentido único.
Com isso, quem vem no sentido interior capital ou do bairro Campina não pode utilizar o túnel por baixo da BR 116 para acessar o centro, pois pegaria em trecho na contramão. Foram colocadas placas determinando a proibição de sentido. No entanto, esta sinalização não tem sido suficiente para evitar que os motoristas descumpram a medida.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), já foram registrados acidentes leves no trecho por conta da desobediência. Por conta disso, a corporação enviou uma recomendação ao Dnit para que sejam implementadas novas medidas neste ponto.
— Quando eles (motoristas) fazem a travessia por baixo da rodovia através do túnel, que é permitida, alguns seguem, acessam a rodovia na contramão para ir para o bairro. Isso está sinalizado como proibido, mas a sinalização não está sendo suficiente para impedir essa conduta. Então a PRF solicitou para o Dnit providências para melhorar e dar mais segurança a essa situação, uma forma de impedir fisicamente essa infração — afirma o coordenador de comunicação social da PRF no Rio Grande do Sul, Felipe Barth.
Segundo o Dnit, as sinalizações colocadas nas novas estruturas são provisórias. As placas definitivas serão implementadas apenas com a conclusão de todas as obras deste segmento da BR-116, que compreende também Sapucaia do Sul. A previsão é que isso ocorra no segundo semestre do próximo ano.
A rodovia passa por uma série de intervenções entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Tratam-se de obras previstas em um contrato com o consórcio formado pelas empresas EPC, Sogel, Mac e Iguatemi. A expectativa é que todos os trabalhos previstos, incluindo viadutos em Esteio e ampliação de faixas da capital ao Vale do Sinos, sejam entregues até 2026.