Um dos gargalos da BR-116, o trecho de Esteio, vai passar por uma prova de fogo a partir desta semana. A região, que tem poucas faixas de tráfego entre os quilômetros 256 e 259, receberá ainda mais veículos por causa da Expointer.
Ao todo, cinco viadutos estão sendo construídos no sentido Interior-Capital da rodovia. As obras começaram em julho do ano passado. Serão investidos R$ 150 milhões nas construções.
O primeiro, no quilômetro 256, vai surgir no acostamento e vai permitir um acesso mais direto para o Parque de Exposições Assis Brasil pela Avenida Celina Kroeff, passando pela descida do viaduto da Rua Padre Felipe.
Outro elevado está sendo construído ao lado do viaduto existente. Quando a obra for concluída, as novas pistas serão usadas para quem se desloca em direção a Porto Alegre. Já o atual viaduto mudará de sentido e será usado por quem pretende seguir para São Leopoldo.
O terceiro será erguido na pista lateral, por sobre a Avenida Celina Kroeff, no quilômetro 257. A obra irá permitir um deslocamento mais direto em direção à Capital, sem influência com o Parque de Exposições.
Os outros dois viadutos estão sendo construídos na pista principal, na região do quilômetro 258. Eles vão permitir retornos e acessos para a Avenida Guilherme Schell.
A intenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com a realização das obras é ampliar a quantidade de faixas de deslocamento na região. Segundo a autarquia, todas essas obras serão concluídas até julho de 2025. Se não houver atrasos, há grandes chances da Expointer do ano que vem não voltar a impactar tanto no trânsito da BR-116.
As obras que estão em andamento fazem parte de um grande projeto de melhorias que a rodovia está recebendo entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. Serão investidos R$ 577,8 milhões ao longo dos 38,5 quilômetros.
Canoas também terá intervenções. A cidade terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial.
Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos. O contrato com o consórcio de empresas EPC, Sogel, Mac e Iguatemi, foi assinado em dezembro de 2019.