Tramitando há quatro meses entre secretarias do governo gaúcho, o novo projeto privado que pretende construir uma linha de trem entre Porto Alegre e Gramado receberá aval para prosseguir. A ideia é ligar as duas cidades em uma linha de 84 quilômetros em um trem com até 130km/h.
Dois pontos estão sendo discutidos. O primeiro é a autorização em si. A Secretaria Estadual de Logística e Transporte (Selt) irá permitir que as empresas responsáveis pela ideia possam avançar no projeto.
Essa autorização será dada nos próximos dias. Em paralelo, o governo irá enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei a fim de dar um maior amparo legal para estes empreendedores e outros que queiram desenvolver propostas privadas no Estado.
O segundo trâmite envolverá a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). As empresas vão protocolar o projeto. Depois disso, um termo de referência será publicado para que seja desenvolvido o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
Esse levantamento é que apontará custos, impactos ambientais, entre outros pontos. A proposta, desenvolvida há dois anos, é capitaneada pela RG2E Engenharia Consultiva, que atua em projetos de metrôs e ferrovias de passageiros; pela STE Engenharia, com experiência em projetos de infraestrutura; e a BF Capital, que atua na captação de investidores.
- A Serra tem muito interesse (no projeto). Será um avanço muito significativo. O transporte ferroviário é muito ativo no mundo. Esse é o futuro - destaca o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo.
Após receberem as autorizações necessárias, as empresas pretendem desenvolver os projetos até 2028 para que, até 2031, já seja possível operar a linha de trem. A projeção feita é de que o 1 milhão de passageiros sejam transportados por ano em cada trecho.
Mais do projeto
A ideia é que a viagem seja feita em pouco mais de uma hora, fugindo dos congestionamentos das rodovias da Região Metropolitana. O sistema foi concebido para captar um mínimo de 10% dos turistas que sobem a Serra em direção a Gramado e Canela.
Três traçados foram estudados. O caminho mais curto foi escolhido. Saindo da região do aeroporto Salgado Filho, o trem passaria por áreas rurais de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Parobé, Araricá, Nova Hartz e Santa Maria do Herval, chegando a Gramado.
Na primeira avaliação feita, não haverá pontos de parada. Porém, se os estudos complementares apontarem que uma região possa potencializar o investimento, uma estação intermediária poderá ser criada.
A ideia é que o trem tenha viagem a cada hora, entre 7h e 9h. A partir das 10h, as partidas ocorreriam sempre em 30 minutos, até as 22h.
Cada viagem poderá transportar até 250 passageiros. Se for viável, durante o final da noite e madrugada, a linha poderá ser usada para o transporte de carga.
Somente em desapropriações o cálculo estimado indica que serão investidos 10% do total previsto para o desenvolvimento do projeto.
Mas o principal desafio será vencer os 800 metros de desnível da Serra. Para que o trem consiga ter capacidade de passar pela região, a inclinação ocorrerá em um trecho de 12 quilômetros.
Uma lei federal de 2021 estimula empresas, com autorização dos governos, a desenvolverem projetos, realizar obras e fazer a operação de linhas de transporte ferroviário. Se o projeto for aprovado, a concessão poderá ter até 99 anos, segundo a lei federal.
A viagem entre Porto Alegre e Gramado já ocorreu no século passado. A linha férrea foi desativada em 1963.