Os trens ligaram Porto Alegre a Gramado entre as décadas de 1920 e 1960. A construção do ramal da ferrovia entre Taquara e Canela impulsionou o turismo. No verão, famílias porto-alegrenses e do Vale do Sinos buscavam refúgio na região de temperaturas mais amenas.
Em função da construção da ferrovia, a sede do 5º distrito de Taquara foi inclusive transferida de Linha Nova (hoje uma comunidade no interior de Gramado) para Gramado, onde fica atualmente o centro do município. A estrada de ferro mudou o eixo de desenvolvimento regional.
A chegada do trem ocorreu primeiro na localidade de Várzea Grande, em 1919. Os trilhos até a sede de Gramado foram concluídos apenas em 1921, quando moradores ouviram pela primeira vez o apito da maria-fumaça.
A construção da ferrovia de Taquara a Canela foi um empreendimento privado, da firma João Corrêa & Filhos. O empresário João Corrêa Ferreira da Silva comprou terras na Serra para abrir uma estação de veraneio. Em 1922, a linha acabou incorporada pela Viação Férrea do Rio Grande do Sul, após encampação pelo governo do Estado.
Em uma tabela horária da década de 1950, consta que um trem diário partia de Porto Alegre às 12h30, com previsão de chegada à Gramado às 18h53, em uma duração de 6h23. Em Gramado, a partida ocorria às 5h29, chegando na capital às 11h35, depois de 6h06 de viagem. O percurso era de 137 quilômetros. A Viação Férrea oferecia ainda outros horários de Porto Alegre a Taquara, possibilitando conexão posterior até a Serra.
Na Várzea Grande, em Gramado, eram perdidos em torno de 40 minutos no "rabicho". Em função do terreno íngreme, a maria-fumaça precisava fazer uma manobra e subir um trecho de ré para empurrar os vagões.
O ramal ferroviário de Taquara a Canela foi desativado em 11 de março de 1963. A Viação Férrea do Rio Grande do Sul pertencia à Rede Ferroviária Federal S.A., que apresentou como justificativa o déficit da operação e a existência de estrada pavimentada ligando os municípios. Agora, novo projeto quer viabilizar trem entre Porto Alegre e Gramado.