Se desde a última temporada o departamento feminino do Juventude está apresentando resultados positivos, muito passa pela chegada de Renata Armiliato. Em 2022, ela assumiu a coordenação da pasta, promoveu uma reformulação completa e conquistou o primeiro título. Agora, o sonho é ainda mais alto: buscar o acesso.
— No final do ano passado, botamos como meta principal para 2023 o acesso à Série A-2. Conseguimos a participação através da disputa do Gauchão. E o dimensionamento do que significaria esse acesso é muito grande. Tu começas a ter uma estruturação cada vez maior, verbas maiores. Então, é o objetivo principal da categoria neste ano — almeja, em entrevista ao Show dos Esportes.
Para seguir em busca desse sonho, o Ju tem de passar pelo Toledo. A partida decisiva ocorre neste domingo (14), às 15h, no Alfredo Jaconi. Depois de vencer o primeiro duelo por 2 a 0, o Alviverde pode até perder por um gol de diferença que estará nas quartas do Brasileirão Feminino A-3.
— A gente joga sempre como se fosse 0 a 0. Sempre vamos em busca de mais, da vitória. Sabemos que o nosso campeonato tem muito a ver com as próximas fases, então buscamos fazer uma campanha boa para nos ajudar nas etapas seguintes. Vamos em busca da vitória, dentro do nosso sistema de jogo, e é assim desde o início do campeonato e será até o final — ressalta.
Mesmo com o resultado positivo no primeiro confronto, o Juventude teve dificuldades para encontrar informações sobre o Toledo. Na fase inicial, nenhum jogo do time paranaense teve transmissão.
— Nosso confronto foi às cegas. Não tínhamos nenhuma informação sobre a equipe, porque os jogos delas não foram transmitidos. A única coisa que tínhamos era que o time era jovem. Dentro nosso sistema de jogo (no último confronto), tivemos nossas dificuldades, também tivemos chances de ampliar, mas não conseguimos. Elas também tiveram oportunidades, mas tivemos uma boa atuação da nossa goleira Renata. Foi um confronto bem diferente do que tivemos com o Criciúma, na primeira fase — complementa:
— Agora, temos um conhecimento maior sobre a equipe delas. Acho que conseguiremos aplicar mais o nosso estilo de jogo.
Para seguir passo a passo em busca do grande objetivo da temporada, o Ju terá o apoio da torcida. No domingo, o confronto será no Alfredo Jaconi e o torcedor poderá se fazer presente mediante entrega de 2 kgs de alimentos não-perecíveis.
— Domingo vai ter tempo bom, Dia das Mães. Dá tempo de fazer aquele almoço com a mãe e depois ir para o estádio. É o nosso retorno aos gramados do Jaconi neste ano. Espero que as pessoas compareçam, e que possamos dar esse presente de Dia das Mães para o torcedor.
Se passar pelo Toledo, o Ju enfrentará Pinda-SP ou Pérolas Negras-RJ no confronto decisivo pelo acesso.