— Minha estratégia foi não procrastinar, não deixar para depois. Como tenho um negócio que funciona de domingo a domingo, precisei organizar minha rotina de estudos para não desperdiçar tempo com coisas que não me levariam ao meu objetivo final, que é conseguir uma vaga no curso de Medicina — conta Rafaela Pinto Müller, 35 anos, de Pelotas.
Ela está entre os seis candidatos do Rio Grande do Sul que conquistaram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 – a pontuação máxima. No total, 60 candidatos no Brasil alcançaram a nota. Os resultados da avaliação foram divulgados na manhã desta terça-feira (16). Mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.
Anos depois de se formar em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2010, Rafaela quis voltar a estudar. A pelotense decidiu que queria cursar Medicina e prestou o Enem pela primeira vez em 2022. Ela viu que precisaria de mais preparação para conseguir um bom desempenho e se dedicou aos estudos no ano passado, conciliando com o trabalho.
Embora não tenha seguido na carreira de advogada, Rafaela é proprietária de um posto de gasolina no município, onde trabalha há 11 anos, e conseguiu fazer um curso pré-vestibular pelas manhãs, com aulas de segunda a sábado. À tarde, ela trabalhava. E o esforço rendeu resultados:
— Procurei o cursinho Fleming com esse objetivo de cursar Medicina, comecei estudar em março de 2023 e me dediquei ao longo do ano. Eu não esperava conseguir tirar nota mil depois de tanto tempo longe dos estudos, foi uma gratíssima surpresa. Estou muito contente com as possibilidades que vão se abrir — relata.
Priorizar a redação foi diferencial
Segundo Rafaela, um dos diferenciais para conseguir gabaritar a redação foi entender a importância dessa parte da prova para o seu objetivo. Com isso, ela buscou entender onde estava errando e aperfeiçoar os pontos fracos de seus textos.
— Eu entendi que se a redação não fosse boa, todo o resto seria perdido, então, tornou-se um dos focos dos meus estudos. Fui fazendo várias redações para treinar e aprendi a escrever de uma forma mais clara — explica.
Outra dica é ter um objetivo bem definido. De acordo com Rafaela, isso a ajudou a organizar a rotina de estudos e focar em sua meta. Ela chegou a prestar o vestibular da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e já garantiu a vaga no curso de Medicina, mas o foco é conseguir ingressar em uma universidade federal do RS. Na semana que vem, ela vai realizar a inscrição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e as expectativas estão boas.
No momento em que a pessoa sabe por que está estudando, ela consegue fazer escolhas mais assertivas, que vão lhe direcionar para seu objetivo.
RAFAELA PINTO MÜLLER
Nota mil no Enem 2023
A empresária acredita que teve bom desempenho nas demais áreas do Enem, principalmente em Matemática e Linguagens, que são seus pontos fortes. Ela conta que a escola também forneceu boas bases, mesmo tendo concluído o Ensino Médio em 2004.
— A gente realmente precisa ter certeza do que quer fazer. No momento em que a pessoa sabe por que está estudando, ela consegue fazer escolhas mais assertivas, que vão lhe direcionar para seu objetivo. Isso fez a diferença para mim — conta Rafaela.
Sisu na próxima semana
O Sisu 2024 oferece 264.360 vagas em 127 instituições de ensino no país. As inscrições poderão ser realizadas de 22 a 25 de janeiro. GZH preparou um Simulador do Sisu em que os estudantes podem ver suas chances de entrar no curso dos sonhos, confira abaixo: