A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é de que cerca de 1 milhão de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 37% dos candidatos — tenham atingido nota suficiente para uma vaga em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O ministério levou em consideração a nota de corte de 20% dos cursos.
Os resultados do Enem foram liberados nesta terça-feira (16). Estudantes relataram dificuldades em acessar aos desempenhos. A partir da próxima segunda-feira (22), podem usar as notas para fazer a inscrição no Sisu. Este será o primeiro ano em que o Sisu será aberto apenas uma vez, em janeiro. A edição de meio de ano foi cancelada.
Em relação ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares, o Inep entende que 61% dos candidatos têm nota suficiente para conseguir uma vaga. As médias gerais do Enem 2023 foram 516 pontos em Linguagens; 522 em Ciências Humanas; 497 em Ciências da Natureza; e 534 em Matemática e 641 em Redação.
Inscrições
Com 264.360 vagas em 127 Instituições de Ensino Superior, o Sisu 2024 receberá inscrições entre os dias 22 e 25 de janeiro. A universidade deverá indicar o início das aulas.
Outra novidade é na distribuição para cotistas, que passam a concorrer também às vagas gerais e, apenas quando essas forem preenchidas, são abertas as específicas de cotas. O valor mínimo da renda da família que se enquadra na cota social é de 1 salário mínimo per capita.
Simulador do Sisu
Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram da última edição do Enem, que aconteceu em novembro de 2023. GZH preparou um Simulador do Sisu em que os estudantes podem ver suas chances de entrar no curso dos sonhos.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.