GZH preparou um Simulador do Sisu, para que estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 possam verificar as suas chances de entrar no curso dos seus sonhos. A ferramenta simula, com base em dados de 2023, se as notas obtidas pelo candidato seriam suficientes para postular a uma vaga em determinado curso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os resultados do Enem 2023 serão divulgados nesta terça-feira (16).
A proposta é ajudar os estudantes a decidir para qual graduação e universidade se candidatar, tendo em vista os pontos de corte e as médias dos cursos estabelecidos em 2023. Os resultados fornecem as chances de os candidato ingressar na graduação escolhida e não são uma certeza, uma vez que a concorrência dependerá das médias deste ano. As inscrições para o Sisu começam na próxima segunda-feira (22) e seguem até 25 de janeiro.
O acesso às notas do Enem deve ser feito por meio da Página do Participante. As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023 com 3,9 milhões de pessoas.
Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias. Os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência, e que a nota pode chegar a 1000 pontos.
Vagas no Sisu
O Sisu 2024 oferece 264.360 vagas em 127 Instituições de Ensino Superior. Entre as universidades gaúchas que participam do programa, a instituição com mais oportunidades é a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com 3.429 vagas. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aparece logo depois na lista, com 3.319 vagas.
No Rio Grande do Sul, são 15.499 vagas para instituições públicas, o que representa 5,9% do número nacional. No Brasil, a instituição que lidera a lista é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas.