O resultado dos pedidos de reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta sexta-feira (22). Candidatos podem consultar a Página do Participante para saber se estarão aptos a realizar as provas que ocorrem nos dias 10 e 11 de dezembro.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram registrados 10,2 mil pedidos de reaplicação referentes aos dois dias do exame. Desse total, apenas 1.023 solicitações foram aprovadas.
A reaplicação é destinada a candidatos que enfrentaram problemas logísticos, como falhas de infraestrutura no local de prova, ou foram acometidos por doenças infectocontagiosas, conforme prevê o edital do Enem 2024.
Reaplicação das provas
Assim como na aplicação regular, as provas de reaplicação terão 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento:
- Linguagens
- Ciências Humanas
- Ciências da Natureza
- Matemática
Além disso, os candidatos deverão elaborar uma redação dissertativa-argumentativa. Para garantir a equidade entre os participantes, os conteúdos das provas reaplicadas, incluindo o tema da redação, serão diferentes das provas regulares.
As provas serão aplicadas em dois dias consecutivos, ao contrário da aplicação regular, que ocorre em dois domingos. Neste caso, os exames estão marcados para os dias 10 de dezembro (terça-feira) e 11 de dezembro (quarta-feira).
Os resultados dos exames de reaplicação serão divulgados no mesmo dia dos exames regulares, em 13 de janeiro de 2025.