O Rio Grande do Sul liderou as abstenções nos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em relação aos outros Estados. No segundo dia do exame, que ocorreu no domingo (10), 48,6% de 279 mil inscritos não compareceram. No primeiro dia, foram 42,7%. Em 2023, as ausências no Estado foram de 25,8% e 30,9%, no primeiro e segundo dia.
A abstenção em todo o país foi de 26,6% no primeiro domingo (3), e 30,6% no segundo. O percentual diminuiu em relação ao segundo dia de aplicação do ano passado, quando a abstenção foi de 32%. Na primeira etapa de aplicação do Enem 2023, a abstenção foi de 28,1%.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) Raquel Teixeira, lamentou o dado dos gaúchos e afirmou que haverá um esforço para entender as causas.
— A gente tem que entender melhor essas causas e eu já pedi que a gente fizesse uma pesquisa para ver por que é que o aluno não está indo. Pode ter a ver com a própria questão do impacto das enchentes no emocional das pessoas. Katrina viveu isso, Nova Orleans viveu isso — apontou Teixeira, se referindo aos impactos do furacão que atingiu os Estados Unidos em 2005.
A secretaria ainda salientou que o governo procurou motivar a participação no Enem com aulas especiais e caravanas pelo Estado, além de benefícios.
— Nós pagamos o transporte para os estudantes, porque eles têm que se deslocar de uma cidade para outra. São 187 cidades só que têm o Enem. Todos eles têm o transporte gratuito porque a secretaria paga. As escolas acolhem os alunos com kits. Eles recebem chocolate, maçã, caneta, água. Há aulas disponíveis no canal no Youtube, há um estímulo para comparecerem — elenca a secretária.
Apesar de se dizer triste com a informação, a titular da pasta enfatizou que houve crescimento de 30% no número de estudantes gaúchos que fizeram a prova em relação ao ano passado. Foram 143.420, o que corresponde a 32.911 a mais do que em 2023, quando foram registrados 110.509 participantes.
O gabarito oficial do Enem 2024 será disponibilizado nos próximos dias. A decisão de antecipar a divulgação, que seria no dia 20 de novembro, foi anunciada na noite deste domingo (10).