Neste domingo (10), ocorre o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os candidatos terão de resolver 90 questões de matemática e ciências da natureza. No Rio Grande do Sul, mais de 279 mil pessoas estão inscritas no processo seletivo.
Porto Alegre teve movimento intenso nas ruas no final da manhã deste domingo, com os participantes se deslocando para os respectivos locais de prova. Os portões abriram ao meio-dia e fecharam às 13h em todo o país.
Um dos maiores locais de prova no Estado é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na zona leste da Capital. Cerca de 12 mil pessoas devem circular hoje pelo campus, entre candidatos e seus familiares ou acompanhantes.
A universidade abriu pela manhã, mas os portões das unidades onde o exame será aplicado só foram abertos às 12h. Diversos candidatos chegaram mais cedo ao campus e ficaram aguardando a abertura dos portões.
Diferentes objetivos
Para o estudante Matheus de Amador Tessmann, 19 anos, que pretende cursar Engenharia da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), hoje será um dia importante. Ele concluiu o Ensino Médio em 2023 e este ano foi de preparação para o Enem e demais vestibulares.
— Vai ser a terceira vez que presto o Enem. Passei o ano todo focando em matérias com mais peso nessa área, como matemática e ciências da natureza. Eu fiz meu próprio planejamento de estudos, fiquei estudando em casa mesmo — contou.
Já a psicóloga Tatiana Firckel, de 47 anos, está prestando o exame sem muitas pretensões. Além de Psicologia na PUCRS, ela chegou a cursar também Enfermagem na UFRGS. Agora, ela pensa em fazer uma terceira graduação em Direito.
— Esse ano eu decidi que ia fazer a prova, mas estou fazendo por fazer. No primeiro dia, fui melhor do que eu esperava, mas acho que hoje vai ser mais difícil. Estou aqui na cara e na coragem — brincou a servidora pública.
Há também quem faça o exame para se desafiar. O jornalista Railson Lima, de 32 anos, decidiu fazer a prova neste ano para testar seus conhecimentos. Ele planeja cursar alguma graduação na área da saúde.
— Tenho em mente Biomedicina ou outros cursos nessa área, para seguir trabalhando com comunicação e me especializar em saúde. Fiz o Enem em 2009, faz muito tempo que não faço uma prova assim, é um abismo. Vai ser desafiador, mas tenho boas expectativas — afirmou.
Transporte público
As linhas de ônibus que atendem os locais de prova com grande movimentação em Porto Alegre contam com reforço neste domingo, por conta do segundo dia do Enem, conforme divulgou a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC). As linhas do transporte público com reforço estão listadas no site da Prefeitura de Porto Alegre.
O reforço no transporte público seguirá após o término da prova, contemplando a saída dos candidatos. O cartão TRI está liberado para os estudantes com a isenção correspondente à categoria de cada usuário.
Ao todo, serão cinco horas de aplicação regular, com encerramento às 18h30min. Aqueles que adquiriram tempo adicional, por meio da solicitação de atendimento especial, terão mais uma hora para concluir o exame.
O gabarito oficial do Enem será divulgado em 20 de novembro. Já as notas finais devem ser liberadas em 13 de janeiro de 2025.