Mais de 97 mil pessoas estão inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) 2024. As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro em 785 municípios das 27 unidades da Federação.
São Paulo lidera o número de inscritos, com 22.312 participantes, seguido por Minas Gerais (6.710) e Santa Catarina (6.128). No Rio Grande do Sul, o número chega a 5.756 inscritos.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
A maioria dos inscritos é composta por homens (91,7%), enquanto as mulheres representam 8,3%. Em relação à faixa etária, o maior grupo (46,2%) possui entre 21 e 45 anos. Jovens de 18 a 30 anos representam 41,6% dos participantes, seguidos por pessoas de 46 a 59 anos (9,6%). Menores de 18 anos correspondem a 0,9%, e maiores de 60, a 1,6%. Os pedidos de atendimento especializado aprovados somam 1.374 participantes.
Reaplicação
Nos dias 10 e 11 de dezembro, além do Enem PPL, será realizada a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) regular para candidatos que tiveram problemas durante as provas de novembro.
O exame terá a mesma estrutura: 180 questões objetivas divididas em quatro áreas do conhecimento — linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática — e uma redação dissertativa-argumentativa. No entanto, os conteúdos das provas e o tema da redação serão diferentes.
No primeiro dia, os inscritos responderão às questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir a redação. No segundo dia, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática.
Os participantes podem acessar o cartão de confirmação das provas pelo portal Gov.br, na Página do Participante, utilizando CPF e senha cadastrados. O documento informa data, local e horário do exame.