Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 têm relatado dificuldades para acessar aos resultados, divulgados nesta terça-feira (16). O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está instável desde o início da manhã, quando os estudantes começaram a acessá-lo para conferir as notas da prova.
Durante coletiva na manhã desta terça, em Brasília, quando os dados gerais da edição foram apresentados pelo governo federal, a informação foi de que os resultados estariam disponíveis às 10h30min. No entanto, muitos ainda não conseguiram entrar na Página do Participante para conferir seu desempenho nas provas, que ocorreram em novembro.
O problema rendeu muitas reclamações e brincadeiras nas redes sociais . A hashtag #Enem2023 está no topo da lista de assuntos do momento no X (antigo Twitter). Os candidatos lamentam não conseguir ter acesso às notas.
De acordo com o Inep, apesar da instabilidade apresentada na plataforma durante a manhã de terça-feira (16), "o site está disponível e a equipe técnica do Inep atua em regime de plantão no monitoramento da Página do Participante, a fim de garantir o acesso aos resultados do exame", informou o instituto em nota para GZH.
Uma das preocupações das autoridades com a edição do Enem 2023 foi a baixa adesão de alunos que estão perto de sair da escola. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do exame, mas metade dos estudantes concluintes do Ensino Médio não fizeram a prova, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana. O ministro e o presidente do Inep, Manuel Palacios, afirmaram que unirão esforços para levantar dados que expliquem essa lacuna.
Veja algumas manifestações dos estudantes:
Simulador do Sisu
Os resultados do Enem foram divulgados na manhã desta terça-feira (16). Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame. GZH preparou um Simulador do Sisu em que os estudantes podem ver suas chances de entrar no curso dos sonhos.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.