O príncipe Harry fez seu primeiro discurso neste domingo (19) após deixar as funções na família real. Há duas semanas, ele e a esposa, Meghan Markle, decidiram se retirar dos cargos de membros seniores da monarquia britânica para se tornarem "financeiramente independentes" — e, por isso, deixarão de usar o título de "alteza real".
Em sua fala durante discurso em evento beneficente, o neto da rainha Elizabeth II manifestou tristeza com a decisão, mas disse que "não havia outra opção":
– Quando Meghan e eu nos casamos, ficamos empolgados, esperançosos e estávamos aqui para servir. Por essas razões, sinto uma tristeza muito grande por ter chegado a isso – afirmou. Nossa esperança era continuar servindo à rainha, à Comunidade Britânica e às associações militares sem financiamento público. Infelizmente, isso não foi possível – completou.
Veja um trecho do discurso:
No vídeo divulgado no Instagram do casal Sussex, Harry lembrou a morte da mãe, há 23 anos, e diz que mantém um "enorme respeito" pela avó:
– Eu nasci nesta vida, e é uma grande honra servir a este país e à rainha. Sou incrivelmente grato a ela e ao resto da minha família, pelo apoio que eles deram a Meghan e a mim nos últimos meses – disse ele.
O filho de Charles e Diana ainda pediu aos britânicos que compreendessem a decisão, que, segundo ele, foi tomada para que sua família tivesse "uma vida mais pacífica".
– Quero que vocês conheçam a verdade sobre mim, o que eu puder compartilhar não como príncipe, duque, mas como Harry: a mesma pessoa que vocês viram crescer nos últimos 35 anos, mas como uma perspectiva mais clara – afirmou.
Harry e Meghan deverão dividir seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte. A duquesa já está no Canadá.
– Continuarei sendo o mesmo homem que valoriza seu país e dedica sua vida a apoiar as causas, instituições de caridade e comunidades militares que são tão importantes para mim – disse Harry.
A decisão de Harry e Meghan
Em 8 de janeiro, o duque e a duquesa de Sussex anunciaram que iriam deixar a função de "membros seniores" da família real para buscar independência financeira.
Na última segunda-feira (14), após uma reunião de família na residência real de Sandringham, no leste da Inglaterra, a rainha concordou com seu filho Charles, herdeiro do trono, e seus dois netos, William e Harry, em realizar um período de transição para que o príncipe caçula possa abandonar gradualmente seu papel no primeiro escalão da realeza.
No sábado (18), um comunicado oficial divulgado pelo Palácio de Buckingham oficializou as mudanças. No texto, a monarca disse que está "agradecida por termos encontrado juntos um caminho construtivo e solidário para o neto e sua família".
– Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família – frisou.
Ela aproveitou também para agradecer a participação do casal em prol da família real – com uma menção especial à Meghan:
– Quero agradecer a eles por todo o trabalho dedicado ao país, na Commonwealth e além dela, e estou particularmente orgulhosa de como Meghan se tornou, tão rapidamente, um membro de nossa família – afirmou a soberana. – É a esperança de toda a minha família que o acordo de hoje lhes permita começar a construir uma nova e feliz e pacífica vida – finalizou.